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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-10022022-154100
Document
Author
Full name
Flávia Scheye Spiropulos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo (President)
Hercoles, Rosa Maria
Imparato, Maria Gabriela Carneiro Teixeira Pinto
Macedo, Vanessa Freitas de Paiva
Passos, Yara dos Santos Costa
Title in Portuguese
Dança transitoriante: por uma revisão dos parâmetros qualitativos em dança contemporânea
Keywords in Portuguese
Corpo sem Vontade
Dança Contemporânea
Editalização
Programa de Fomento à Dança
Teoria Corpomídia
Abstract in Portuguese
Este trabalho traça um panorama do contexto do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, a partir do estudo de sua 22a edição, realizada entre os anos de 2016 e 2017. Entendemos a Lei 14.071/2005 como um sistema hipercomplexo, que se desenvolve em coimplicação com os ambientes artístico e das políticas públicas (gestão municipal de cultura de São Paulo), e estabelecemos uma reflexão crítica em torno do conceito dança contemporânea como elemento compositivo do sistema Fomento, argumentando que a qualidade que lhe é atribuída define provisoriamente a organização do sistema como um todo que, por sua vez, estabelece conexões, também provisórias, com lógicas e ideais macropolíticas que se desdobram em questões sobre a funcionalidade da própria Lei que rege o Programa. Nesse sentido, consideramos a 22a edição desse Programa simbólica para uma discussão sobre produção em dança na cidade de São Paulo, sob a hipótese de que, para que haja desenvolvimento de autonomia no sistema Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, é importante a fricção dos ambientes artístico e das políticas públicas, garantindo o desenvolvimento de sua complexidade.
Title in English
Transitory dance: Towards a revision of qualitative parameters in contemporary dance.
Keywords in English
Body without will
Contemporary Dance
Corpomídia Theory
Editalização
Fomento à Dança Program
Abstract in English
This work provides an overwiew of the context of the Fomento à Dança Program for the city of São Paulo, based on the study of its 22nd edition, which took place between 2016 and 2017. Considering this Law as a hypercomplex system, developing in co-implication with the environments of art and public policies (municipal management of culture in São Paulo), we establish a critical reflection around the concept of contemporary dance as a compositional element of the Fomento system, arguing that the quality attributed to it provisionally defines the systems organization as a whole, which, in turn, establishes equally provisional connections with logics and macro-political ideals, which unfold into questions about the functionality of Law 14.071/2005, which governs the Program. In this sense, we consider this edition symbolic for a discussion of dance production in the city of São Paulo, operating under the hypothesis that, for the development of autonomy in the Fomento à Dança Program for the city of São Paulo, friction between the artistic and public political enviroments is important, ensuring the development of its complexity.
 
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Publishing Date
2022-02-10
 
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