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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-10022022-124222
Documento
Autor
Nome completo
Christiane de Fátima Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
André, Carminda Mendes
Carneiro, Leonel Martins
Feix, Tania Alice
Monteiro, Katia Canton
Título em português
O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
Palavras-chave em português
Arte Ativista
Artivismo
Contemporaneidade
Espectado
Performance
Performance Urbana Artivista
Performatividade
Reação
Recepção
Resumo em português
A pesquisa se propõe a analisar e refletir sobre quem é o espectador da performance urbana artivista no atual contexto histórico brasileiro, através da análise da ação artística Cegos, idealizada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões e realizada pelo grupo de performance e intervenção urbana Desvio Coletivo, de São Paulo; e, por meio desta, buscar compreender o que leva o transeunte a permanecer diante da ação, tornando-se assim um espectador da mesma. Além disso, busca-se responder se a intervenção urbana em questão é capaz de criar imagens que possibilitam incorporar, de maneira reflexiva e afetiva, o transeunte/espectador à obra, tornando-o sujeito e objeto, discutindo quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade; e se possibilita ao espectador refletir sobre o tempo histórico em que se encontra. Dessa forma, tomando por método a análise das narrativas dos espectadores, observadas e registradas durante as intervenções, a pesquisa busca entender se a performance urbana artivista cria e ativa dispositivos poéticos repletos de elementos desestabilizantes, que alteram o status quo, mesmo que momentaneamente, conforme o entendimento de José A. Sanchez (2016), e se possibilita a este espectador uma reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra, tornando-o um espectador emancipado, conforme o entendimento de Jacques Rancière (2010/2012). Assim, a partir das entrevistas realizadas tanto com aqueles que se depararam com a ação, de forma desavisada, rompendo com o fluxo cotidiano desses e da cidade, como com aqueles que se dirigem até o local da realização da intervenção com a intenção de acompanhá-la, propõe-se cinco modalidades de recepção/reação dos espectadores, a saber: identificação; negação; narração ficcional; narração contextual; e reação não discursiva, os quais ampliam o discurso sobre as formas de recepção, principalmente sobre o comportamento social frente à intervenções urbanas performativas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Activist Art
Artivism
Artivist Urban Performance
Contemporaneity
Performance
Performativity
Reaction
Reception
Spectator
Resumo em inglês
The research intends to analyze and reflect on who is the spectator of the artivist urban performance in the current Brazilian historical context, through the analysis of the work Cegos, idealized by Marcelo Denny and Marcos Bulhões and realized by the group of performance and urban intervention called Desvio Coletivo, from São Paulo; and through it, seek to understand what leads the passerby to remain before the work, thus becoming a spectator of it. In addition, it seeks to answer whether the urban intervention in question is capable of creating images that make it possible to reflectively and affectionately incorporate the passerby / spectator into the work, making it subject and object, discussing what are the limits between observer and observed, architecture and scenery, fiction and reality; and even if allows the viewer to reflect on the historical time in which he finds himself. Thus, taking as a method the analysis of the spectators' narratives, observed and recorded during the interventions, the research seeks to understand if the artivist urban performance creates and activates poetic devices full of destabilizing elements, which alter the status quo, even momentarily, as shown. José A. Sanchez's (2016) understanding, and allows this viewer a reflection on the temporal space in which he finds himself, making him an emancipated viewer, according to the understanding of Jacques Rancière (2010/2012). Thus, from the interviews conducted both with those who came across the work, in an unsuspecting manner, breaking with the daily flow of these and the city, as with those who go to the place of the intervention with the intention of accompanying them. There, it proposes five modalities of reception / reaction of the spectators, namely: identification; denial; fictional narration; contextual narration; and nondiscursive reaction, which broaden the discourse on forms of reception, mainly on social behavior in the face of performative urban interventions.
 
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Data de Publicação
2022-02-17
 
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