• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-231539
Documento
Autor
Nombre completo
Elisa Band
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Greiner, Christine
Pelbart, Peter Pal
Título en portugués
Criação com coletivos heterogêneos
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
Esta dissertação descreve processos de criação cênica com coletivos heterogêneos, que podem ter entre seus integrantes pacientes psiquiátricos, pessoas com afasia ou com outras particularidades que as distanciam dos padrões hegemônicos de normalidade. Por meio do relato de experiências no meu trabalho como diretora, dramaturga e professora na Cia. Ueinzz, Cia. Zaum, ONG Ser em Cena, Grupo de Estudos e Criação em Performance e no curso de performance do programa Igual Diferente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o estudo investiga como as singularidades de diferentes modos de existência podem instaurar uma linguagem própria. Buscamos compreender como os materiais cênicos que criamos abrem possibilidades em relação à linguagem teatral, no sentido de rever, à luz desses coletivos, alguns aspectos do teatro contemporâneo e da performance, como a experimentação de diferentes temporalidades, a criação de outros de si e o deslocamento de uma ideia harmônica de beleza. Desse modo, a heterogeneidade acaba se constituindo como elemento de linguagem, de composição dramatúrgica e de encenação. Por fim, refletimos como essas práticas são estéticas e existenciais, e podem nos abrir a outras lógicas de criação e de vida.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
This dissertation describes processes of scenic creative work with heterogeneous groups that may include amongst their members psychiatric patients, people with aphasia or other specific traits that distance them from hegemonic standards of normality. In reporting on my experience as director, playwriter and teacher at Cia. Ueinzz, Cia Zaum, NGO Ser em Cena, Grupo de Estudos e Criação em Performance, and at the Performance Course of the Program Igual Diferente of the Museum of Modern Art in São Paulo, I investigate in this study how singularities of different modes of existence may give rise to a new language. We seek to understand how do the scenic materials that we create, open possibilities of theatre language so as to review, in the light of these groups, some aspects of contemporary theatre and performance by experimenting different temporalities, the creation of another self and the shift of a harmonic concept of beauty. Thus, heterogeneity becomes an element of language, of dramaturgic composition and mise en scène. Finally, we reflect upon how those practices are aesthetic and existential and may open to us other logics of creativity and life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ElisaBandVC.pdf (5.65 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.