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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-231539
Documento
Autor
Nome completo
Elisa Band
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Greiner, Christine
Pelbart, Peter Pal
Título em português
Criação com coletivos heterogêneos
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Esta dissertação descreve processos de criação cênica com coletivos heterogêneos, que podem ter entre seus integrantes pacientes psiquiátricos, pessoas com afasia ou com outras particularidades que as distanciam dos padrões hegemônicos de normalidade. Por meio do relato de experiências no meu trabalho como diretora, dramaturga e professora na Cia. Ueinzz, Cia. Zaum, ONG Ser em Cena, Grupo de Estudos e Criação em Performance e no curso de performance do programa Igual Diferente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o estudo investiga como as singularidades de diferentes modos de existência podem instaurar uma linguagem própria. Buscamos compreender como os materiais cênicos que criamos abrem possibilidades em relação à linguagem teatral, no sentido de rever, à luz desses coletivos, alguns aspectos do teatro contemporâneo e da performance, como a experimentação de diferentes temporalidades, a criação de outros de si e o deslocamento de uma ideia harmônica de beleza. Desse modo, a heterogeneidade acaba se constituindo como elemento de linguagem, de composição dramatúrgica e de encenação. Por fim, refletimos como essas práticas são estéticas e existenciais, e podem nos abrir a outras lógicas de criação e de vida.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This dissertation describes processes of scenic creative work with heterogeneous groups that may include amongst their members psychiatric patients, people with aphasia or other specific traits that distance them from hegemonic standards of normality. In reporting on my experience as director, playwriter and teacher at Cia. Ueinzz, Cia Zaum, NGO Ser em Cena, Grupo de Estudos e Criação em Performance, and at the Performance Course of the Program Igual Diferente of the Museum of Modern Art in São Paulo, I investigate in this study how singularities of different modes of existence may give rise to a new language. We seek to understand how do the scenic materials that we create, open possibilities of theatre language so as to review, in the light of these groups, some aspects of contemporary theatre and performance by experimenting different temporalities, the creation of another self and the shift of a harmonic concept of beauty. Thus, heterogeneity becomes an element of language, of dramaturgic composition and mise en scène. Finally, we reflect upon how those practices are aesthetic and existential and may open to us other logics of creativity and life.
 
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ElisaBandVC.pdf (5.65 Mbytes)
Data de Publicação
2021-03-09
 
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