• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-07052009-143057
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Leonardelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Almeida, Marcio Aurelio Pires de
Ferracini, Renato
Januzelli, Antonio Luiz Dias
Quilici, Cassiano Sydow
Título em português
A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal
Palavras-chave em português
Análise
Artes performativas
Depoimento pessoal
Memória humana
Vivência de criação do artista
Resumo em português
A tese A memória como recriação do vivido, um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal pretende redimensionar o âmbito de atividade da memória humana a partir da análise de sua dinâmica de funcionamento dentro de diferentes processos de criação nas artes performativas, cujo produto denominamos depoimento pessoal. Desenvolveremos a hipótese de que todo trabalho da memória pressupõe, em maior ou menor grau, a recriação da experiência histórica original, e que os distintos tipos de depoimento são o resultado da combinação das forças operacionais específicas que pressionam a memória do artista em cada vivência de criação.
Título em inglês
A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal
Palavras-chave em inglês
Análise
Artes performativas
Depoimento pessoal
Memória humana
Vivência de criação do artista
Resumo em inglês
The thesis The memory as re-cration of the lived facts, a study of the history of memory´s concept applied to the performative arts in the perspective of the personal testimony intends to give a new measure to human memory´s activities through the analysis of its´dynamic of work in the different process of creation in the performative arts, whose product we use to call personal testimony. We will sustain the hypothesis that every work of memory demands, in a higer or lower level, the re-creation of the historical facts once experienced, and that the distinct kinds of testimony result from the combination of particular operational efforts, which pressure the artists´memory in a certain way during each process of creation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3199071.pdf (634.07 Kbytes)
Data de Publicação
2009-07-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.