• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-05032013-103246
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Fabrizzio Laquimia de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Título em português
A cenografia e as megaexposições do século XXI
Palavras-chave em português
Cenografia
Espaço expositivo
Exposição - Brasil
Mostra do redescobrimento
Resumo em português
Esse trabalho consiste em uma reflexão sobre o espaço expositivo, sua relação com a cenografia e implicações conceituais provenientes da interação desses dois elementos. Propõe o exame da chamada cenografia de exposição e da sua relevância como protagonista de uma nova tendência em mostras brasileiras há um pouco mais de uma década. Para isso, traça um panorama histórico dos espaços reservados para mostras de arte, aliando-o a questões de linguagem e conceituais. Análise realizada sob o ponto de vista da experiência individual do visitante, que vivencia diferentes espaços de arte dentro de diversos contextos históricos e sociais. A partir dessa abordagem, realiza um balanço das implicações por trás da manipulação de um recurso tão versátil como o espaço de exposições, a fim de servir de alerta sobre as suas especificidades e de propiciar uma base para uma reflexão crítica sobre o ofício hoje exercido por profissionais de arquitetura, artes plásticas e cênicas.
Resumo em inglês
This study is a reflection on exhibition space, its relation with the set design and conceptual implications raised from the interaction of these two elements. It also proposes a closer look at the so-called "exhibit scenography" and its relevance as the protagonist of a new trend in Brazil shows over the last decade. To do so, paints a historical overview of the places built for art, combining it with aesthetic and conceptual aspects. This analysis develops itself from the visitor's individual experience's point of view, which experiment different art spaces within distinct historical and social contexts. Based on that, evaluates the implications behind the manipulation of a place as versatile as the exhibit space in order to serve as a database of its specificities; and to provide a basis for a critical reflection on an occupation exercised by professionals in architecture, fine arts and performing arts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LucasFabrizzioTese.pdf (27.56 Mbytes)
Data de Publicação
2013-03-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.