• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-02102023-145709
Document
Auteur
Nom complet
Simone do Prado Romeo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro (Président)
Faria, Joao Roberto Gomes de
Alambert Junior, Francisco Cabral
Martins, Ferdinando Crepalde
Pulici, Carolina Martins
Titre en portugais
Teatro e políticas públicas: cartografia da cena paulistana através da Lei de Fomento, 2002 - 2012
Mots-clés en portugais
cartografia teatral
lei de fomento
políticas culturais
teatro
teatro de grupo
Resumé en portugais
Esta tese se propõe a analisar os projetos subsidiados pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo durante seu período de implementação e desenvolvimento inicial, correspondente à sua primeira década de existência ou às 21 primeiras edições. A maneira pela qual o apoio sistemático a grupos que desenvolvem trabalho continuado e pesquisa de linguagem incidiu sobre as formas de produção e recepção desse fazer teatral, assim como sua institucionalização, serão discutidas através de uma análise de conjunto dos 312 projetos subsidiados no período, com vistas a construir uma cartografia da cena fomentada. A primeira parte da tese, dedicada a debater a política em questão, apresenta um panorama do desenvolvimento histórico das políticas culturais e de seus ideários em contexto global e local, situa a Lei de Fomento nesse quadro, debate suas particularidades e constrói um perfil dos grupos contemplados no escopo de nosso recorte temporal, dando a conhecer tanto o objeto dessa análise quanto os agentes responsáveis por seu desenvolvimento. Na segunda parte, procurou-se observar as implicações dessa política de cultura para a cidade de São Paulo, ou o sistema obra-público. Elaboramos análises em perspectiva comparada sobre a programação fomentada, construindo mapas sobre os objetivos propostos pelos grupos, suas construções poéticas e as correspondentes concepções de teatro em jogo. Os espaços de realização teatral previstos nos projetos artísticos também foram tomados como fonte de análise e observados a partir de suas proposições tanto em termos de espetacularidade quanto com relação ao público e à cidade. Por fim, para compor essa espécie de cartografia da cena fomentada, realizamos um levantamento das modalidades de contrapartida social propostas, que foram analisadas de acordo com as concepções de ação cultural a que se vinculam identificando, ainda, suas possíveis implicações em termos de formação.
Titre en anglais
Theater and public policies: cartography of the São Paulo scene through the Promotion Law, 2002-2012
Mots-clés en anglais
cultural policies
group theater
promotion law
theater
theatrical cartography
Resumé en anglais
This thesis aims to analyze the projects subsidized by the Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo during its period of implementation and initial development, corresponding to its first decade of existence or the 21 first editions. The way in which the systematic support to groups that develop continuous work and language research focused on the forms of production and reception of this theatrical work, as well as its institutionalization, will be discussed through an analysis of the 312 subsidized projects in the period, with aimed at building a cartography of the fostered scene. The first part of the thesis, dedicated to debating the policy in question, presents an overview of the historical development of cultural policies and their ideas in a global and local context, places the Development Law in this context, discusses its particularities and builds a sociological profile of the groups included in the scope of our time frame, making known both the object of this analysis and the agents responsible for its development. In the second part, we tried to observe the implications of this culture policy for the city of São Paulo, or the public work system. We developed analyzes in comparative perspective on the promoted programming, building maps on the objectives proposed by the groups, their poetic constructions and the corresponding conceptions of theater in play. The theatrical performance spaces provided for in the artistic projects were also taken as a source of analysis and observed from their propositions both in terms of spectacularity and in relation to the public and the city. Finally, to compose this kind of cartography of the fostered scene, we carried out a survey of the proposed social counterpart modalities, which were analyzed according to the conceptions of cultural action to which they are linked, also identifying their possible implications in terms of formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-10-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.