• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-02042024-122456
Documento
Autor
Nombre completo
Olga Rodrigues Fernandez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Mayor, Mariana França Soutto
Moraes, Felipe Augusto de
Simões, Cibele Forjaz
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
O trabalho teatral no cinema de Leon Hirszman
Palabras clave en portugués
Cinema moderno brasileiro
Cinema novo
Teatro de arena
Teatro moderno brasileiro
Resumen en portugués
Esta tese investiga os fundamentos teatrais do trabalho cinematográfico de Leon Hirszman (1937-1987). Com abordagem multifocal, o trabalho realiza a análise imanente de S. Bernardo (1972), e descreve procedimentos artísticos compartilhados com o campo teatral, no contexto das ideias e das produções nos campos do teatro e do cinema na virada dos anos 60 para os anos 70, com ênfase nos advindos da presença de Brecht. São contempladas as hibridizações de épico, lírico e dramático empreendidas na direção de Leon, com ênfase na teatralidade que se funda numa expressão singular da tragicidade. O Processo criativo da realização da encenação fílmica de Leon é contemplado tanto em sua gênese, com o trabalho de dramaturgia empreendido pelo próprio cineasta, como em relação ao ambiente de convívio em seus modos e meios de produção, com ênfase na direção de atores, sempre no centro da cena de Hirszman.
Título en inglés
Theatrical work in Leon Hirszmans cinema.
Palabras clave en inglés
Arena theater
Brazilian modern theater
Modern Brazilian cinema
New cinema
Resumen en inglés
This thesis investigates the theatrical foundations of the cinematographic work of Leon Hirszman (1937-1987). With a multifocal approach, the work carries out the immanent analysis of S. Bernardo (1972), and describes artistic procedures shared with the theatrical field, in the context of ideas and productions in the fields of theater and cinema at the turn of the 1960s. 70, arising from the presence of Brecht. The hybridizations of epic, lyrical and dramatic undertaken in Leon's direction are contemplated, with an emphasis on theatricality that is based on a singular expression of tragicity. The creative process of creating Leon's film production is considered both in its genesis, with the dramaturgy work undertaken by the filmmaker himself, and in relation to the convivial environment in his modes and means of production, with emphasis on the direction of actors, always at the center of Hirszman's scene.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.