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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-31082015-115853
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Hamanaka Mandell
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Santos, Maria Thais Lima (Président)
Almeida, Marcio Aurelio Pires de
Lopes, Elisabeth Silva
Titre en portugais
O corpo grotesco como articulador da cena: Meyerhold, Hijikata e os corpos que dançam
Mots-clés en portugais
Construção da cena teatral
Dança
Grotesco
Tatsumi Hijikata (1929- 1986)
V. E. Meyerhold (1875-1940)
Resumé en portugais
pesquisa propõe uma reflexão sobre o grotesco como operador e mediador fundamental da cena teatral, visando ao encontro de uma "arquitetura" do grotesco nas imagens do corpo do ator. A análise parte da observação de duas experiências poético-estéticas distintas no tempo e no espaço, que parecem exemplares no tocante à discussão sobre o grotesco e ao trabalho de composição cênica através da dança: o Butô de Tatsumi Hijikata (1929-1986) e parte da produção teórica e artística (das décadas de 1910 e de 1930, respectivamente) do encenador russo V. E. Meyerhold (1875-1940). A transposição das questões observadas sobre o tema do grotesco para o âmbito da criação e construção da cena, nas duas experiências artísticas abordadas, foi orientada por uma pergunta-chave: Pode a dança ser uma espécie de arquitetura corporal do grotesco cênico, ou seja, através das imagens do corpo que dança, podemos observar a operação grotesca na encenação?
Titre en anglais
he grotesque body as an articulator of the stage: Meyerhold, Hijikata and the bodies that dance
Mots-clés en anglais
Dancing
Grotesque
Tatsumi Hijikata (1929-1986)
Theatre stage construction
V. E. Meyerhold (1875-1940)
Resumé en anglais
This research presents a reflection about the grotesque as an operator and a vital intercessor of the dramatic scene, aiming at a grotesque 'architecture' in the images of the actor's body. The analysis is based in two poetic-esthetic experiences distinguished on time and in space, that appear to be examples concerning the discussion about the grotesque and the labor of the stage composition through the dance: the Butoh of Tatsumi Hijikata (1929-1986) and the theoretical and artistic production (particularly in the decade of 1910 and 1930) of the russian V. E. Meyerhold (1875-1940). The transposition of the remarked issues about the grotesque to the field of creation and scene construction, in both artistic approached experiences, had been guided by a central question: could dance be a sort of corporal architecture of the grotesque scenery, in other words, through the images of the dancing bodies, could we observe the grotesque operation on stage?
 
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Date de Publication
2015-09-01
 
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