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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-29092022-094705
Documento
Autor
Nome completo
Aline de Oliveira Ferraz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Martins, Leda Maria
Mendonça, Célida Salume
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
O tempo e o cão: entremeios entre experiências, mediações e outras costuras
Palavras-chave em português
Empatia
Espectador
Experiência
Mediação Teatral
Teatro Documentário
Tempo
Resumo em português
De forma semelhante aos modos como os espectadores costumam agir diante da cena, cerzindo lembranças e atribuindo sentido às suas experiências, a presente pesquisa busca revisitar práticas de mediação teatral, em situações variadas, vivenciadas entre os anos de 2004 a 2018, na cidade de São Paulo. A linguagem autobiográ!ca adotada e os referenciais teóricos estruturantes têm por objetivo conferir um ponto de vista sobre as ações medianeiras, as noções de experiência, de tempo e mediação. O foco dessas sondagens teve o intuito de demonstrar como, nos processos de leitura cênica, o tempo ampliado e coletivizado é um fator de suma importância para a elaboração de experiências, inscritas no compartilhamento de subjetividades e no exercício de escutas empáticas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Documentary Theatre
Empathy
Experience
Spectator
Theatrical Mediation
Time
Resumo em inglês
Similarly to the ways in which the spectators usually act in front of the scene, mending memories and attributing meaning to their experiences, this research seeks to revisit theatrical mediation practices, in varied situations, experienced between the years 2004 to 2018, in the city of São Paulo. The autobiographical language adopted and the structuring theoretical references aim to confer a point of view on the median actions, the notions of experience, time and mediation. The focus of these surveys was intended to demonstrate that, in the processes of scenic reading, the extended and collectivized time is a factor of great importance for the elaboration of experiences, inscribed in the sharing of subjectivities and in the exercise of empathic listening.
 
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Data de Publicação
2022-09-29
 
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