• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-29092022-094705
Document
Auteur
Nom complet
Aline de Oliveira Ferraz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de (Président)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Martins, Leda Maria
Mendonça, Célida Salume
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Titre en portugais
O tempo e o cão: entremeios entre experiências, mediações e outras costuras
Mots-clés en portugais
Empatia
Espectador
Experiência
Mediação Teatral
Teatro Documentário
Tempo
Resumé en portugais
De forma semelhante aos modos como os espectadores costumam agir diante da cena, cerzindo lembranças e atribuindo sentido às suas experiências, a presente pesquisa busca revisitar práticas de mediação teatral, em situações variadas, vivenciadas entre os anos de 2004 a 2018, na cidade de São Paulo. A linguagem autobiográ!ca adotada e os referenciais teóricos estruturantes têm por objetivo conferir um ponto de vista sobre as ações medianeiras, as noções de experiência, de tempo e mediação. O foco dessas sondagens teve o intuito de demonstrar como, nos processos de leitura cênica, o tempo ampliado e coletivizado é um fator de suma importância para a elaboração de experiências, inscritas no compartilhamento de subjetividades e no exercício de escutas empáticas.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Documentary Theatre
Empathy
Experience
Spectator
Theatrical Mediation
Time
Resumé en anglais
Similarly to the ways in which the spectators usually act in front of the scene, mending memories and attributing meaning to their experiences, this research seeks to revisit theatrical mediation practices, in varied situations, experienced between the years 2004 to 2018, in the city of São Paulo. The autobiographical language adopted and the structuring theoretical references aim to confer a point of view on the median actions, the notions of experience, time and mediation. The focus of these surveys was intended to demonstrate that, in the processes of scenic reading, the extended and collectivized time is a factor of great importance for the elaboration of experiences, inscribed in the sharing of subjectivities and in the exercise of empathic listening.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.