• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-28062023-134922
Document
Auteur
Nom complet
Jussara da Silva Rosa Tavares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Président)
Concilio, Vicente
Costas, Ana Maria Rodriguez
Marques, Isabel Maria Meirelles de Azevedo
Viganó, Suzana Schmidt
Titre en portugais
Saberes dançantes no PIBID/UFS: entre formação, experiência artístico-pedagógica, pesquisa e narrativas
Mots-clés en portugais
Dança
Formação de professores
PIBID
Processos artísticos pedagógicos
Resumé en portugais
A tese versa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto política pública de fortalecimento das licenciaturas, focalizando o subprojeto Dança vinculado ao PIBID da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para isso, este estudo busca refletir sobre memórias e inquietações que emergiram no fazer artístico pedagógico das pessoas participantes do PIBID/Dança/UFS. Assim, esta pesquisa centra-se na formação de professoras e professores de Dança no referido programa, com o intuito de compreender se estes têm contribuído para a legitimação desse profissional. O objetivo é refletir sobre a política pública de incentivo à docência na formação inicial através do PIBID e problematizar as ações desenvolvidas no subprojeto do PIBID/Dança/UFS, buscando revelar os sentidos atribuídos ao mesmo pelas pessoas estudantes participantes do programa. A pergunta central é: quais sentidos são atribuídos aos processos artístico-pedagógicos em Dança vivenciados pelas pessoas estudantes envolvidos no PIBID/Dança/UFS? O período de análise das ações desenvolvidas foi de 2013 a 2018 quando estive como coordenadora de área desse subprojeto. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento dos documentos oficiais sobre o PIBID e dos relatórios institucionais das IES; das publicações em anais, revistas, livros e bancos de dissertações e teses; e de relatos de experiências das ações desenvolvidas pelos subprojetos de Artes do PIBID com foco no ensino de Dança. Para a especificidade do subprojeto do PIBID/Dança/UFS, o estudo (auto)biográfico norteou a pesquisa, constituído por histórias de vidas documentadas por relatos orais, autobiografias, diários, memórias, entrevistas, fotografias, vídeos e cartas para compor as narrativas reflexivas sobre os fazeres das pessoas pibidianas participantes da ação. O ato de biografar resistências e pertencimentos como estratégia de investigação, deu-se no campo da experiência, da vivência do ato artístico pedagógico. Assim sendo, a pesquisa revela que há uma vasta produção acadêmica sobre este programa, evidenciando a aproximação entre universidade e escola, e a gradativa diminuição da dicotomia teoria e prática, fortalecendo a docência por meio de práticas colaborativas e de um fazer artístico pedagógico que acontece na experiência.
Titre en anglais
Dancing knowledge at PIBID/UFS: between training, artistic-pedagogical experience, research and narratives
Mots-clés en anglais
Artistic-pedagogical process
Dance
PIBID
Teacher formation
Resumé en anglais
The thesis deals about the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) as a public policy to strengthen teaching degrees, focusing on the Dance subproject linked to PIBID at the University Federal of Sergipe (UFS). For this, the study seeks to reflect on memories and restlessness that emerged in the pedagogical artistic of people participating in PIBID/Dança/UFS. This research focuses on the dance teacher formation in this program, with the aim of understanding the contribution to the legitimacy of this professional. The objective is to reflect on the public policy to encourage teaching in initial training through PIBID and to problematize the actions developed in the PIBID/Dança/UFS subproject, seeking to reveal the meanings attributed to it by the students participating in the program. The central question is: what meanings are attributed to artistic-pedagogical processes in Dance experienced by students involved in PIBID/Dança/UFS? The period of analysis of the actions developed was from 2013 to 2018 when I was the coordinator of this subproject. For the development of the research, a survey was done in official documents on the PIBID and the institutional reports of the IES; publications in annals, magazines, books and databases of dissertations and theses; and reports of experiences of actions developed by PIBID's Arts subprojects with a focus on teaching Dance. For the specificity of the PIBID/Dança/UFS subproject, the (auto)biographical study guided the research, consisting of life stories documented by oral reports, autobiographies, diaries, memories, interviews, photographs, videos and letters to compose the reflective narratives about the actions of the people participating in the action. The act of biographing resistances and belongings as an investigation strategy took place in the field of experience, of experiencing the pedagogical artistic act. Therefore, the research reveals that there is a vast academic production on this program, evidencing the approximation between university and school, and the gradual decrease of the theory and practice dichotomy, strengthening teaching through collaborative practices and a pedagogical artistic work that happens in experience.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.