• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-28012014-115432
Documento
Autor
Nombre completo
Letícia Chiochetta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Januzelli, Antonio Luiz Dias
Souza, Luiz Augusto de Paula
 
Título en portugués
A criação da cena teatral à luz de Alfred Wolfsohn e Roy Hart
Palabras clave en portugués
Formação do ator
Roy Hart
Teatro
Voz. Alfred Wolfsohn
Resumen en portugués
Esta pesquisa teórico-prática realiza um estudo do pensamento e dos princípios de trabalho de dois importantes artistas e pesquisadores da voz ainda pouco conhecidos no universo das Artes Cênicas no Brasil: o alemão Alfred Wolfsohn e, seu discípulo, o ator Roy Hart. Wolfsohn desenvolveu, após uma experiência traumática de guerra, uma pesquisa aprofundada sobre a expressão humana através da voz. Já Hart aplicou, à sua maneira, os ensinamentos de Wolfsohn no campo teatral. Esta dissertação de mestrado efetiva ainda uma investigação prática à luz dos fundamentos propostos por esses artistas. Sua contribuição pode ser útil para que o ator vislumbre possibilidades de trabalho exploratório sobre si mesmo, partindo do alicerce corpo/voz enquanto unidade expressiva, além de colaborar com a formação integral do ator.
 
Título en inglés
The creation of theatrical scene on the light of Alfred Wolfsohn and Roy Hart.
Palabras clave en inglés
Actor's formation
Roy Hart
Theatre
Voice. Alfred Wolfsohn
Resumen en inglés
This research makes a theoretical and practical study of thinking and working principles of two important artists and researchers of the voice still little known in the world of Performing Arts in Brazil: the German Alfred Wolfsohn and his disciple, actor Roy Hart. Wolfsohn developed, after a traumatic experience in the war, a thorough research on the human expression through the voice. Hart applied, in its own way, the teachings of Wolfsohn in the theatrical field. This dissertation also realizes a practical research in the light of the grounds proposed by these artists. His contribution can be useful for the actor to have a glimpse of the possibilities of exploratory work on him/herself departing of the body/voice foundation as an expressive unity, as well as collaborating with the actor's whole formation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LeticiaChiochetta.pdf (1,018.12 Kbytes)
Fecha de Publicación
2014-01-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.