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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-27122018-112729
Document
Auteur
Nom complet
Miguel Fernando Soares Hernandez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Santos, Maria Thais Lima (Président)
Lazzaratto, Marcelo Ramos
Nespoli, Elizabeth Maria
Titre en portugais
Ensemble dos atores - Ensemble dos espectadores: Relações, contágios e inversões no Teatro Oficina
Mots-clés en portugais
ensemble
espectador
Teatro
Teatro Oficina
Resumé en portugais
Este estudo propõe uma reflexão sobre possibilidades de interação entre o ensemble artístico (grupo formado pelos artistas proponentes da obra teatral) e o ensemble de espectadores (coletivo que se reúne para interagir com os atores, a partir de uma obra criada). Esse encontro, em sua dimensão individual, foi definido pelo diretor polonês, Jerzy Grotowski, na década de sessenta do século passado, como a essência do fenômeno teatral. Baseamos nossa pesquisa nessa proposição de Grotowski e investigamos alterações da relação entre os dois ensembles a partir da experiência do Teatro Oficina, desde sua formação em São Paulo, em 1958, até a atualidade. São três eixos de pesquisa: a configuração do espaço cênico, a formação do ensemble artístico e a proposta de interação entre os dois ensembles. No primeiro eixo, nos apoiamos no conceito de perspectiva, desde o surgimento no Renascimento, até suas contestações nas vanguardas artísticas do século XX e seus desdobramentos na constituição e transformação do espaço cênico. Para o segundo eixo, abordamos as propostas de reformadores das artes cênicas que influenciaram a trajetória da Cia, para a compreensão da formação e do desenvolvimento do ensemble Oficina: Constantin Stanislavski, Vsevolod Meierhold, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e o próprio Grotowski, além da influência da antropofagia de Oswald de Andrade. Quanto às propostas de interação por meio de um produto artístico, além das referências do teatro, contextualizamos as ações do Oficina no período de significativas transformações comportamentais causadas pela contracultura, dentro da repressão política em que vivia a sociedade brasileira. Elegemos cinco espetáculos da Cia. como objetos de análise sobre o nosso tema: O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), Galileu Galilei (1968), Na Selva das Cidades (1969) e Gracias, Señor (1972).
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
ensemble
spectators
Teatro Oficina
Theatre
Resumé en anglais
The present study suggests a reflection upon possibilities of interaction between the artistic ensemble (the group formed by the artists who propose a theatrical work) and the spectator ensemble (gathering of people who interact with the actors throught such theatrical works). This encounter between artists and spectators has been defined in its uniqueness as the essence of the theatrical phenomenon by the polish director Jerzy Grotowski, in the decade of 1960. We base our research upon Grotowski's proposition and proceed to investigate alterations on the relationship between the two ensembles on experiences of the Teatro Oficina since its creation in São Paulo in 1958, until the present day. There are three axes of research: the artistic ensemble's formation, the configuration of the scenic space, and interaction proposals. In the first axis, several theatre reformers who influenced Oficina's history will be explored to allow deeper understanding on the formation and development of Oficina's ensemble: Constantin Stanislavski, Vsevolod Meierhold, Bertolt Brecht, Antonin Artaud, and Grotowski himself, also including Oswald de Andrade's concept of anthropofagy. For the second axis we rely on the concept of perspective, from its origins in the Reinassance until its contestations in twentieth century artistic vanguards and further developments on the constitution and transformation of the scenic space. As for interaction proposals through a work of art, besides theatrical references, we seek to also contextualize Teatro Oficina's actions during a period of important behavioural transformations incited by counterculture, within the political repression brazilian society was going through. Five plays of the company were selected as subject of study: O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), Galileu Galilei (1968), Na Selva das Cidades (1969) and Gracias, Señor (1972). KEYWORDS: ensemble,
 
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Date de Publication
2018-12-27
 
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