• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-27062023-103424
Documento
Autor
Nome completo
Filipe Brancalião Alves de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Icle, Gilberto
Vidor, Heloise Baurich
Título em português
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
Palavras-chave em português
Educação
Escola
Neoliberalismo
Pedagogia das artes cênicas
Teatro
Resumo em português
A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatro
Título em inglês
To open a whole in the present: drama class as a political experience
Palavras-chave em inglês
Drama
Education
Neoliberalism
Scenic arts' pedagogy
School
Resumo em inglês
This research proposes a reflection about interdiction and power of a drama class on promoting an experience with clear political point of view. Therefore, it looks into the attempts of taming school and putting it under the neoliberalism logic, as much as describes school life daily situations in which equality, as a democratic game, is put at stake. Starting from visiting private and public schools and from experiences at corporate world, the author establishes a dialogue with formulations by Christian Laval, Pierre Dardot and, above all, Jacques Rancières great ideas, connecting notions such as skholè, emancipation and the political subjectification to the specific practice of pedagogical procedures inside of drama
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.