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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-27042022-114111
Documento
Autor
Nome completo
Monilson dos Santos Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Santos, Maria Thais Lima (Presidente)
Cesarino, Pedro de Niemeyer
Conrado, Amélia Vitória de Souza
Pereira, Felipe Milanez
Santos, Tiganá Santana Neves
Título em português
A bananeira que sangra: desobediência epistêmica, pedagogias e poéticas insurgentes nas aparições do Nego Fugido
Palavras-chave em português
aparição
cultura de terreiro
poéticas insurgentes e transmissão de saberes
Resumo em português
O tambor é o coração do Nego Fugido e pulsa no ritmo da voz metálica do GÃ (agogô) para evocar a aparição, o corpo entre-lugar, os fantasmas e o devir. Pisando em solos sagrados, no ritmo do Rum, e escutando as palavras evocadas pelas cantigas do Nego Fugido, sigo as pegadas dos orikis subterrâneos para encontrar a desobediência epistêmica e a poética insurgente da aparição. O regente dessa polifonia de vozes é Enúegbarijó, a boca coletiva que sopra os ventos que invadem as tardes de domingo do mês de julho para acordar a bananeira que sangra e desenhar, no chacoalhar das folhas secas no solo do Recôncavo, corpos entre-mundos. Se oriki (saudar a cabeça) é capaz de mobilizar e manipular energias da natureza, de evocar nkisis-orixás-voduns e fazer renascer do orúm figuras encantadas e acordar os ancestrais que moram nas bananeiras, nos perguntamos, do mesmo modo, ele teria a força para evocar figuras cênicas, capazes de transitar entre mundos? A palavra salivada da boca coletiva e no contexto da oralidade dos orikis, é analisada como carga especial e força vital (àse) capaz de evocar deuses, tecer histórias, produzir imagens, aspectos importantes da construção da musicalidade, teatralidade e transcorporalidade das figuras e da encenação do Nego Fugido. Ao priorizar ouvir os ventos soprados na tradição oral de Acupe e nas cantigas do Nego Fugido, busquei identificar os mecanismos que operam na aparição, analisar as formas operantes de sua encenação, reconhecendo os elementos que irrompem como aspectos poéticos, pedagógicos e narrativos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
insurgent poetics and knowledge transmission
specter
terreiro culture
Resumo em inglês
The drum is Nego Fugido's heart it pulsates with the beat of the metallic voice of the GÃ (agogô) to ecoke the specter, the body between- places, the phantoms and the becoming. Stepping on sacred ground on the rhythm of Rum and listening to the words evocated by the music singed during Nego Fugido, I follow the underground oriki's footprints to find epistemic disobedience and the insurgent poetics of specter. The regent of this polyphony of voices is Enúegbarijó the collective mouth that sighs the winds which overrun every Sunday month of July to awaken the bleeding plantain [bananeira que sangra] and to draw with the shaking of the dry leaves on the Recôncavo`s ground, bodies between-worlds. If oriki (the salutation with the head) is able to mobilize and manipulate the forces of nature, of evoking Nkisis- Orixás- Voduns, to make the enchanted orúm's figures be reborn, and to awaken the ancestors who live in plantains, we ask ourselves if, by the same token he would have the force of evoking scenic figures who are able to transit between worlds? The collective mouth`s salivated word in the context of Oriki's orality is analyzed as a special load and vital force (àse) able to evoke gods, knit stories, and produce images. All important aspects for the construction of musicality, theatricality and transcorporality of the figures and the staging of Nego Fugido. When I prioritized hearing the winds sighed by Acupe's oral tradition and by the music singed during Nego Fugido I searched to identify the mechanisms that operate in the specter, analyze the forms which operate in its staging, encompassed by the recognition of the elements that irrupt as poetics, pedagogic and narrative elements.
 
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Data de Publicação
2022-04-27
 
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