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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26122019-105510
Documento
Autor
Nome completo
Artur Mattar Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Mate, Alexandre Luiz
Toledo, Paulo Vinicius Bio
Título em português
Uma peça no processo de luta: teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça A Bandeira Proletária
Palavras-chave em português
Anarquismo
Imigração italiana
Primeira República (1889-1930)
São Paulo
Teatro
Teatro de grupo
Teatro operário
Tempo livre
Resumo em português
Este trabalho debate a organização do tempo livre de parte da classe trabalhadora imigrante na Primeira República (1889-1930), com foco na produção teatral dos operários e operárias anarquistas, buscando observar sua forma de produção; suas criações dramatúrgicas, sua relação com o público e seu contexto histórico, político e econômico. Como exemplo, analisou-se a peça A Bandeira Proletária, escrita por Marino Spagnolo, que, entre outras coisas, debate a necessidade de instrução e disciplina dos trabalhadores frente ao seu processo de luta. A análise desta dramaturgia apontou contradições entre estrutura e conteúdo e considerou os temas debatidos pelo autor com relação ao pensamento dos teóricos de linha libertária. Nas considerações finais, estabeleceu-se uma relação entre a experiência do teatro anarquista do final do séc. XIX e começo do séc. XX e o teatro militante produzidona atualidade.
Título em inglês
A play in a struggle process: anarchist workers' theater in São Paulo in the First Republic period and a critical review of the play The Proletarian Flag
Palavras-chave em inglês
Anarchism
First Republic period (1889-1930)
Free Time
Italian immigration
São Paulo
Theater
Troop theater
Worker theater
Resumo em inglês
This dissertation aims to debate about how part of the immigrant working class and its free time organization organized its free time in the period of the Brazilian First Republic (1889 - 1930) period focusing in the theater production of the anarchists and both men and women workers exploring their ways of presentation production, dramaturgical creations and its associations amongst with the public and their historical, political and economic context, political and economic milieu. As an exemple of it an analysis of the play The Proletarian Flag written by Marino Spagnolo was analised, wrote. Amongst other subjects it debates the need of tuition and discipline for the workers in their the process of their struggle struggle process. This dramaturgy analysis unveils contradictions between form structure and content recognising the themes investigated by the author in relation to the thought of libertarian theorists. At the end a connection between the experiences of the anarchist theater of the end of the nineteenth century and the beginning of the twenty twentieth century was established in comparison to the militant theater produced nowadays.
 
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ArturMattarMoraesVC.pdf (844.71 Kbytes)
Data de Publicação
2019-12-26
 
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