• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-26102010-162901
Document
Auteur
Nom complet
Rejane Kasting Arruda
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Silva, Armando Sérgio da (Président)
Bonfitto Junior, Matteo
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Titre en portugais
Apropriação de texto: um jogo de imagens
Mots-clés en portugais
Ação Física
Apropriação de Texto
Ator
Jogo
Pedagogia do Teatro
Resumé en portugais
Esta pesquisa surge de um desejo de sistematizar a prática com a Memorização Através da Escrita em função do processo de criação do ator com o texto dramático. Utilizo a noção de ¨jogo¨ spoliana e proponho o foco como instância organizadora do traballho. Investiguei duas modalidades de jogo distintas que contam com a Memorização Através da Escrita como procedimento introdutório. A primeira implica a transformação de partituras físicas em ações físicas. A segunda implica uma sucessão de revesamentos do ¨foco¨ onde estas ações são resgatadas no ¨lugar do espontâneo¨. Uma seqüência de ¨palavras inventadas¨ divide o foco com a enunciação do textodado e com ¨regras¨ que organizam o corpo no espaço. Monta-se, assim, um esquema dinâmico de revesamentos do foco que mantém ativos os impulsos para a fala e para a inscrição das ações.
Titre en anglais
Apropriação de texto: um jogo de imagens
Mots-clés en anglais
Actor
Physical action
Play
Text appropriation
Theaters Pedagogy
Resumé en anglais
This research came from a desire of systematize the practical work of the actor beyond memorizing the dramatic text from writing at the process of actors creation. Actually I use the notion of game from Viola Spolin and I do suggest the focus as manner of organize the entire work. I investigated two kind of distinguished modalities of game based on the memorization from writing at the beginning of the work. The first implicates the transformation of physical scores into physical actions. The second implicates in a succession of focus setbacks where this actions are rescued replacing the spontaneous. An invented word sequence divides the focus with the text enunciation and with some rules that organize the body on the space. In this way is possible to put on the stage a dynamic schedule of focusing that keep active the impulses to speech and for the insertion of actions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2058478.pdf (2.95 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.