• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-26042023-134759
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Rodrigues Valente Santana Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Paula, José Eduardo de
Rodrigues, Rosane Avani
Título em português
Yo afectado: reflexões de uma atriz afetada pelo exercício de Augusto Fernandes
Palavras-chave em português
Augusto Fernandes
Formação do artista teatral
Psicodrama
Teatro independente argentino
Yo Afectado
Resumo em português
Essa dissertação de mestrado realiza um mergulho no exercício teatral Yo Afectado, idealizado pelo artista luso-argentino Augusto Fernandes (1937-2018). Fernandes foi ator, professor e diretor teatral. Reconhecido por sua atuação no teatro independente argentino e encenações premiadas, dedicou-se também à docência, destacando-se por seu trabalho com a formação e o desenvolvimento do ofício de artistas teatrais. Ao longo da pesquisa foram coletados materiais bibliográficos, reportagens, entrevistas e relatos a fim de contextualizar a trajetória artística de Augusto Fernandes, a criação do exercício Yo Afectado, assim como suas referências teóricas e parcerias artísticas. Dentre estas, destaca-se a influência do trabalho de Konstantín Stanislávski, as práticas desenvolvidas por Lee Strasberg e a parceria com a atriz e professora austríaca Hedy Crilla. O Yo Afectado caracteriza-se como uma prática de improvisação na qual se propõe o uso de aspectos autobiográficos como disparadores para uma pesquisa de estados expressivos extracotidianos. A dissertação traz uma descrição detalhada do exercício, elaborada a partir da vivência prática do Yo Afectado, conduzido pela atriz, diretora e preparadora de elenco Estrela Straus. Em seguida, foram tecidas reflexões emergentes da prática, que ressaltam os seus mecanismos de funcionamento, seu aspecto ficcional e lúdico, possíveis objetivos práticos, dentre outras questões. Nesse processo evidenciou-se a temática da ética na condução como elemento fundamental na reflexão sobre o Yo Afectado. Buscou-se então levantar questionamentos a respeito da criação de parâmetros para uma condução ética e responsável nas práticas teatrais. Nessa etapa, a dissertação propõe uma aproximação entre o Yo Afectado e alguns princípios do Psicodrama, criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) código de financiamento 001.
Título em inglês
Yo Afectado: reflections of an actress affected by Augusto Fernandes' exercise.
Palavras-chave em inglês
Argentine independent theater
Augusto Fernandes
Psychodrama
Theatrical artist training
Yo Afectado
Resumo em inglês
This master's dissertation conducts a dive into the theatrical exercise Yo Afectado, created by the Portuguese-Argentine artist Augusto Fernandes (1937-2018). Fernandes was an actor, teacher and theater director. Recognized for his work in Argentine independent theater and award-winning stagings, he also dedicated himself to teaching, standing out for his work with the training and development of theatrical artists. Throughout the research, bibliographic materials, interviews and reports were collected in order to contextualize Augusto Fernandes' artistic trajectory, the creation of the Yo Afectado exercise, as well as his theoretical references and artistic partnerships. Among these, the influence of Konstantín Stanislávski's work, the practices developed by Lee Strasberg, and the partnership with the austrian actress and teacher Hedy Crilla stands out. Yo Afectado is characterized as an improvisation practice that proposes the use of autobiographical aspects as triggers for a research of extracotidian expressive states. The dissertation brings a detailed description of the exercise, elaborated from the practical experience of Yo Afectado conducted by the actress, director and casting director Estrela Straus. Reflections emerged from the practice, which highlight its mechanisms of operation, its fictional and ludic aspect, its practical goals, among other issues. In this process, the theme of ethics in conducting became evident as a fundamental element in the reflection on Yo Afectado. It was then sought to raise questions about the creation of parameters for an ethical and responsible conduction in theatrical practices. At this stage, the dissertation proposes an approximation between Yo Afectado and some principles of Psychodrama, created by Jacob Levy Moreno (1889-1974). This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) finance code 001.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.