• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26032021-153527
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudia Pinto Ben
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Cohen, Miriam Aby
Sawitzki, Robinson Sérgio
Simões, Cibele Forjaz
Tudella, Eduardo Augusto da Silva
Título en portugués
A luz além da cena: vestígios do olhar de uma iluminadora
Palabras clave en portugués
iluminadora
imagem
luz
olhar
percepção
Resumen en portugués
Esta tese é, antes de tudo, uma pesquisa sobre arte que se abastece da invenção de conceitos diante da produção artística. Ao colocar-se como pesquisadora do próprio processo artístico, a autora ensaia uma filosofia para a luz procurando dar sentido à sua manifestação com a criação de poéticas que se inter-relacionam. A iluminadora insiste na autonomia da luz como materialidade para a criação, processo artístico que não se limita à função de recurso espetacular para se tornar a obra em si. O convite aos leitores na pesquisa e ensino da arte volta-se para olhar a luz como substância da imagem, questionando-se especialmente sobre a produção perceptiva daquilo que vemos e queremos ver. A escritura deste estudo é feita de imagens vivas, corporificada nas memórias e histórias que são recontadas e redesenhadas pelo prisma da artista-pesquisadora da luz. Suas memórias, por vezes, configuram-se em labirintos criativos, e mostram-se em registros visuais e descrições sensíveis dos transcursos. Mediadas pelo olhar subjetivo da autora, as imagens são trabalhadas posteriormente, capturadas pela câmera fotográfica e desenvolvidas criativamente com softwares, ferramentas tecnológicas que ampliam a percepção dos fenômenos luminosos, os quais intervêm na produção estética e revelam-se em transparências e experiências performativas com o fogo. Os elementos naturais e suas possibilidades técnicas e poéticas inspiram a criação e as práticas artísticas da pesquisadora, visibilizando acontecimentos e imprevistos da luz nos corpos que surgem em seu entorno. Não é sempre um trabalho solitário; além do diálogo com as diferentes paisagens, do campo ou da cidade, a pesquisadora recorre à partilha com diversos artistas de distintos campos da arte e formas de vida, e juntos atravessam labirintos, mas não se contentam com saídas; talvez com novos labirintos que estimulem o desconhecido, a magia e a imaginação.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
image
light
light designer
perception
to look
Resumen en inglés
This thesis is, above all, a research on art that draws on the invention of concepts in the face of artistic production. In assuming her position as a researcher of her own artistic process, the author tests a philosophy on light, seeking to give meaning to its manifestation by creating interrelated poetics. This lighting designer insists on the autonomy of light as materiality for creation, an artistic process not limited to the function of a spectacular resource to become the work itself. The invitation to readers in the research and teaching of art turns to face the light as substance of the image, wondering especially about the perceptual production of what we see and want to see. The text in this study is made up of living images, embodied in the memories and stories that are retold and redrawn by the light of this light artist-researcher. Her memories sometimes take the shape of creative labyrinths, and are shown in visual records and sensitive descriptions of the passages. Mediated by the author's subjective observation, the images are developed later, captured by the camera and creatively evolved through softwares, technological tools that expand the perception of luminous phenomena, which intervene in the aesthetic production and reveal themselves in transparencies and performative experiences with fire. The natural elements and their technical and poetic possibilities inspire the researcher's creation and artistic practices, as she visualizes happenings and unforeseen events of light in the bodies seen around her. It is not always a lonely job; in addition to the dialogue with different landscapes, either in the countryside or in the city, the researcher choses to share with different artists from different fields of art and life forms, and together they go through labyrinths, but do not settle for exits; perhaps with new labyrinths that stimulate the unknown, magic and imagination.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ClaudiaPintoBen.pdf (26.93 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.