• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-25022021-162546
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Ceccato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Concilio, Vicente
Pacheco, Deise Abreu
Teixeira, Francimara Nogueira
Título en portugués
Material Fatzer: três experimentos com a peça impossível
Palabras clave en portugués
Bertolt Brecht
Material Fatzer
Peça Didática
Pedagogia das Artes Cenicas
Teatro de Grupo
Resumen en portugués
A pesquisa investiga a utilidade do Material Fatzer, texto teatral fragmentário escrito por Bertolt Brecht entre 1926 a 1931. Estabelece sua associação à teoria das peças didáticas (Lehrstück) do autor, considerando o texto modelo de ação para auto-instrução daqueles que empreendem um experimento estético a partir do mesmo. À essa pesquisa interessa abordar possíveis campos de aprendizado com o Material a partir de três experimentos/montagens brasileiras empreendidas nos últimos vinte anos por três grupos teatrais: Material Fatzer do Teatro Vila Velha - 2001 (BA), O Que está aqui é o Que Sobrou do Coletivo Bruto - 2012 (SP), Desertores do Coletivo de Teatro Alfenim - 2019 (PB). Assim aborda questões como a expectativa de re-funcionalização do aparelho teatral na perspectiva da busca por um Estado coletivista, a concepção materialista da História, a posição dos trabalhadores do teatro e da organização do grupo de teatro dentro das relações de produção estabelecidas e a pertinência da re-contextualização dos temas tratados no Brasil de hoje. Privilegia o diálogo entre o autor e o filósofo Walter Benjamin e visa constituir material para futuros experimentos e que amplie a possibilidade de acesso ao Material Fatzer, considerado cifrado e inacessível.
Título en inglés
Fatzer Material: Three Experiments with Play Impossivel
Palabras clave en inglés
Bertolt Brecht
Didactic Play
Group Theater
Material Fatzer
Pedagogy of Scenic Arts
Resumen en inglés
The research investigates the usefulness of Material Fatzer, a fragmentary theatrical text written by Bertolt Brecht between 1926 and 1931. It establishes its association with the author's theory of learning plays (Lehrstück), considering the text as a model of action for self-instruction to those who undertake an aesthetic experiment from the same. This research aims to address possible fields of learning with the Material from three Brazilian experiments undertaken in the last twenty years by three theater groups: Material Fatzer from Teatro Vila Velha - 2001 (BA), O Que Está Aqui é o Que Sobrou from Coletivo Bruto - 2012 (SP), Desertores from Coletivo de Teatro de Alfenim - 2019 (PB). Thus it addresses issues such as the expectation of re-functionalization of the theatrical apparatus in the perspective of the search for a collectivist state, the materialist conception of History, the position of theater workers and the organization of the theater group within the established production relations and the pertinence the re-contextualization of the themes treated in Brazil today. It privileges the dialogue between the author and the philosopher Walter Benjamin and aims to constitute material for future as well as the possibility of access to Material Fatzer, be increased which is considered encrypted and inaccessible.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MariaCeccato.pdf (2.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-02-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.