• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-25022021-162546
Document
Auteur
Nom complet
Maria Ceccato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Koudela, Ingrid Dormien (Président)
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Concilio, Vicente
Pacheco, Deise Abreu
Teixeira, Francimara Nogueira
Titre en portugais
Material Fatzer: três experimentos com a peça impossível
Mots-clés en portugais
Bertolt Brecht
Material Fatzer
Peça Didática
Pedagogia das Artes Cenicas
Teatro de Grupo
Resumé en portugais
A pesquisa investiga a utilidade do Material Fatzer, texto teatral fragmentário escrito por Bertolt Brecht entre 1926 a 1931. Estabelece sua associação à teoria das peças didáticas (Lehrstück) do autor, considerando o texto modelo de ação para auto-instrução daqueles que empreendem um experimento estético a partir do mesmo. À essa pesquisa interessa abordar possíveis campos de aprendizado com o Material a partir de três experimentos/montagens brasileiras empreendidas nos últimos vinte anos por três grupos teatrais: Material Fatzer do Teatro Vila Velha - 2001 (BA), O Que está aqui é o Que Sobrou do Coletivo Bruto - 2012 (SP), Desertores do Coletivo de Teatro Alfenim - 2019 (PB). Assim aborda questões como a expectativa de re-funcionalização do aparelho teatral na perspectiva da busca por um Estado coletivista, a concepção materialista da História, a posição dos trabalhadores do teatro e da organização do grupo de teatro dentro das relações de produção estabelecidas e a pertinência da re-contextualização dos temas tratados no Brasil de hoje. Privilegia o diálogo entre o autor e o filósofo Walter Benjamin e visa constituir material para futuros experimentos e que amplie a possibilidade de acesso ao Material Fatzer, considerado cifrado e inacessível.
Titre en anglais
Fatzer Material: Three Experiments with Play Impossivel
Mots-clés en anglais
Bertolt Brecht
Didactic Play
Group Theater
Material Fatzer
Pedagogy of Scenic Arts
Resumé en anglais
The research investigates the usefulness of Material Fatzer, a fragmentary theatrical text written by Bertolt Brecht between 1926 and 1931. It establishes its association with the author's theory of learning plays (Lehrstück), considering the text as a model of action for self-instruction to those who undertake an aesthetic experiment from the same. This research aims to address possible fields of learning with the Material from three Brazilian experiments undertaken in the last twenty years by three theater groups: Material Fatzer from Teatro Vila Velha - 2001 (BA), O Que Está Aqui é o Que Sobrou from Coletivo Bruto - 2012 (SP), Desertores from Coletivo de Teatro de Alfenim - 2019 (PB). Thus it addresses issues such as the expectation of re-functionalization of the theatrical apparatus in the perspective of the search for a collectivist state, the materialist conception of History, the position of theater workers and the organization of the theater group within the established production relations and the pertinence the re-contextualization of the themes treated in Brazil today. It privileges the dialogue between the author and the philosopher Walter Benjamin and aims to constitute material for future as well as the possibility of access to Material Fatzer, be increased which is considered encrypted and inaccessible.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MariaCeccato.pdf (2.22 Mbytes)
Date de Publication
2021-02-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.