• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-25022021-160310
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana de Almeida Guimarães
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Santos, Maria Thais Lima (Presidente)
Otani, Daves
Romano, Lúcia Regina Vieira
Título en portugués
Animalidade na mundana companhia: vestígios de uma experiência no espetáculo O idiota - uma novela teatral
Palabras clave en portugués
ANIMALIDADE
ATUAÇÃO
COORDENAÇÃO MOTORA (Béziers/Piret)
mundana companhia
O Idiota; de Dostoiévski
Resumen en portugués
A presente pesquisa propõe uma investigação acerca do trabalho atoral na mundana companhia (2007), através da descrição e análise de um procedimento, a animalidade. Observa, no processo criativo de O Idiota - uma novela teatral (2008-2012) dirigido por Cibele Forjaz - espetáculo que inaugura a prática com o procedimento na companhia - a condução da bailarina Lu Favoreto e sua abordagem, que toma os princípios da Coordenação Motora, método desenvolvido por Marie-Madeleine Béziers e Suzanne Piret, identificando neles a base expressiva da investigação das atrizes e atores com a animalidade. Do mesmo modo, a análise pretende observar as descobertas da animalidade neste processo em diálogo com o pensamento prático/teórico de Konstantin Stanislávski, que funda uma tradição pedagógica sobre a arte do ator e, mais especificamente, com duas noções do seu Sistema: a arte da perejivánie (experiência do vivo/vivência) e os processos de criação da voploschénie (encarnação ou corporificação).
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
ACTING
ANIMALITY
mundana companhia, Motor Coordination (Béziers/Piret)
The Idiot; by Dostoiévski
Resumen en inglés
This research proposes an investigation about the work of the actor in the mundana company (2007- ) through the description and analysis of a procedure named animality. It observes, in the creative process of The Idiot - a theatrical novel (2008-2012), directed by Cibele Forjaz - a play which inaugurates the practice with this procedure in the company - the leading of dancer Lu Favoreto and her approach that takes the principles of Coordenação Motora/Motor Coordination, a method developed by Marie- -Madeleine Béziers and Suzanne Piret, identifying in it the expressive basis of the investigation of actors and actresses with animality. In the same way, the analysis intends to observe the discoveries of animality in this process in dialogue with the practical/theoretical thought of Konstantin Stanislávski that founds a pedagogical tradition about the art of the actor and, more specifically, with two notions of his System: the art of the perejivánie ("experience of the alive"/experiencing) and the processes of creation of the voploschénie (incarnation).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.