• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-25022021-102455
Documento
Autor
Nombre completo
Ismar André Smith Rachmann
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Bonfitto Junior, Matteo
Machado, Vinicius Torres
Título en portugués
A energia no trabalho do ator: dos chakras à criação cênica
Palabras clave en portugués
Chakras
Energia
Jurij Alschitz
Meditação ativa
Yoga
Resumen en portugués
Como o estudo da energia no teatro pode potencializar e ampliar o repertório do ator? A pesquisa, que busca apresentar reflexões e possibilidades de práticas cênicas voltadas para a formação contínua do intérprete, é desenvolvida a partir da análise de minhas experiências diretas com o diretor russo Jurij Alschitz - que considera energia como linguagem de cena - pesquisa bibliográfica, bem como análise de minha prática artístico-pedagógica. Sendo Alschitz um herdeiro de certa escola russa iniciada por Stanislávski, busco entender a filiação do termo energia no Sistema, tecendo relações com as inspirações que Stanislávski tomou do yoga. Proponho ainda cruzamentos entre as ideias desta escola russa e minha prática artístico-pedagógica, especialmente na investigação do uso das meditações ativas criadas pelo indiano Osho como contribuição ao treinamento energético do ator. E, posteriormente, caminhos para a utilização dos chakras na ampliação de repertório do artista cênico no trabalho com a palavra. Por suas ideias, referências e tema, a pesquisa insere-se em outros esforços de entrelaçamento de desenvolvimento artístico e humano na prática teatral.
Título en inglés
The energy in the actor's work: from the chakras to the scenic creation
Palabras clave en inglés
Active Meditation
Chakras
Energy
Jurij Alschitz
Yoga
Resumen en inglés
How can the study of Energy in theater enhance and broaden the actor's repertoire? The research, which seeks to present reflections and possibilities of scenic practices for the continuous formation of the performer, is developed from the analysis of my direct experiences with the Russian director Jurij Alschitz - who considers energy as a scenic language - bibliographical research, as well as analysis of my artistic-pedagogical practice. As Alschitz is an heir of a certain Russian school started by Stanislavski, I seek to understand the affiliation of the term energy in the System by studying its inspiration in Stanislavski's relationships with Yoga. I also propose intersections between the ideas of this Russian school and my artistic-pedagogical practice, especially in investigating the use of Active Meditations created by the Indian Osho as a contribution to energetical actor training. And ways to use the chakras to broaden the repertoire of the scenic artist in his work with the word. Due to its ideas, references and theme, the research is part of other efforts to intertwine artistic and human development in theatrical practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.