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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-25022021-102455
Documento
Autor
Nome completo
Ismar André Smith Rachmann
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Bonfitto Junior, Matteo
Machado, Vinicius Torres
Título em português
A energia no trabalho do ator: dos chakras à criação cênica
Palavras-chave em português
Chakras
Energia
Jurij Alschitz
Meditação ativa
Yoga
Resumo em português
Como o estudo da energia no teatro pode potencializar e ampliar o repertório do ator? A pesquisa, que busca apresentar reflexões e possibilidades de práticas cênicas voltadas para a formação contínua do intérprete, é desenvolvida a partir da análise de minhas experiências diretas com o diretor russo Jurij Alschitz - que considera energia como linguagem de cena - pesquisa bibliográfica, bem como análise de minha prática artístico-pedagógica. Sendo Alschitz um herdeiro de certa escola russa iniciada por Stanislávski, busco entender a filiação do termo energia no Sistema, tecendo relações com as inspirações que Stanislávski tomou do yoga. Proponho ainda cruzamentos entre as ideias desta escola russa e minha prática artístico-pedagógica, especialmente na investigação do uso das meditações ativas criadas pelo indiano Osho como contribuição ao treinamento energético do ator. E, posteriormente, caminhos para a utilização dos chakras na ampliação de repertório do artista cênico no trabalho com a palavra. Por suas ideias, referências e tema, a pesquisa insere-se em outros esforços de entrelaçamento de desenvolvimento artístico e humano na prática teatral.
Título em inglês
The energy in the actor's work: from the chakras to the scenic creation
Palavras-chave em inglês
Active Meditation
Chakras
Energy
Jurij Alschitz
Yoga
Resumo em inglês
How can the study of Energy in theater enhance and broaden the actor's repertoire? The research, which seeks to present reflections and possibilities of scenic practices for the continuous formation of the performer, is developed from the analysis of my direct experiences with the Russian director Jurij Alschitz - who considers energy as a scenic language - bibliographical research, as well as analysis of my artistic-pedagogical practice. As Alschitz is an heir of a certain Russian school started by Stanislavski, I seek to understand the affiliation of the term energy in the System by studying its inspiration in Stanislavski's relationships with Yoga. I also propose intersections between the ideas of this Russian school and my artistic-pedagogical practice, especially in investigating the use of Active Meditations created by the Indian Osho as a contribution to energetical actor training. And ways to use the chakras to broaden the repertoire of the scenic artist in his work with the word. Due to its ideas, references and theme, the research is part of other efforts to intertwine artistic and human development in theatrical practice.
 
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Data de Publicação
2021-02-25
 
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