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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2017.tde-23052017-160041
Documento
Autor
Nome completo
Suzana Schmidt Viganó
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Caon, Paulina Maria
Ramos, Luiz Fernando
Aquino, Julio Roberto Groppa
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Título em português
Por entre as trilhas chuvosas de uma travessia: teatro, ação cultural e formação artística na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Ação cultural
Formação artística
Pedagogia do teatro
Políticas públicas de cultura
Resumo em português
Esta tese se propõe a investigar como o conceito de ação cultural, aliado à ideia de formação artística se manifesta no âmbito teatral da cidade de São Paulo nos dias de hoje. Examino, para isso, a trajetória do conceito de ação cultural, seus ideários, sua relação com as políticas públicas de cultura e as influências a que esse tipo de prática está submetida no contexto paulistano contemporâneo. Da mesma maneira, analiso a evolução da ideia de formação e as relações entre arte e educação. Relaciono esses conceitos aos projetos públicos de São Paulo que têm a formação artística e o desenvolvimento cultural da cidade como objetivos principais. O foco na atividade teatral se dá a partir de práticas artístico-pedagógicas relacionadas à ação política, entre grupos de teatro subsidiados pelo poder público. Investigo assim as correspondências entre os grupos fomentados e os programas de formação da Secretaria Municipal de Cultura, que constituem uma rede de ações, proposições artístico-pedagógicas e interferências no espaço da cidade, na amplitude das suas periferias. Procuro, dessa maneira, iluminar a reflexão sobre a ação cultural e a formação artística empreendidas pelos grupos de teatro como síntese arte-política, confrontando os espaços, culturas e instituições da cidade em encontros transculturais. A partir desse objeto e dos contextos investigados, proponho a reflexão sobre o papel dos artistas de teatro na cidade de São Paulo como formadores e agentes culturais, ampliando o debate sobre as políticas públicas de cultura e o entendimento sobre a prática artística enquanto ação pedagógica e política.
Título em inglês
Along the rainy trails of a crossing: theater, cultural action and artist"s education in São Paulo city
Palavras-chave em inglês
Artist"s education
Cultural action
Public policies of culture
Theater's pedagogy
Resumo em inglês
This thesis proposes the investigation on how the concept of cultural action, connected to the idea of artist's education is manifested in the theater field, in São Paulo city nowadays. It analyzes the history of cultural action as a concept, its ideology and relation with the public policies of culture and the influences that this kind of practice is submitted in the contemporary context of São Paulo. Likewise, it analyzes the evolution of the idea of formation as a training [formação] and the relation between arts and education. I relate these concepts to the public projects in São Paulo that have the artist's education, and the cultural development of the city as main goals. The theatrical activity is focused upon its artistic and pedagogical practices related to the political action undertaken by companies that are sponsored by the Estate. I investigate this way the correspondence between these companies and the artist"s education programs by the Culture Department of the City Hall, which constitutes a network of cultural action, arts education and artistic interferences in the city, all along its limits. This way, I try to illuminate the analyzes on cultural action and artist"s education undertaken by the theatre groups, as an arts-politics synthesis, which confronts different spaces, cultures and institutions of the city, understood as transcultural encounters. From this object of study and its contexts, I propose to reflect on the role of the theater artists in São Paulo as educators and cultural agents, contributing to the debate on public cultural policies and the understanding of artistic practices as a pedagogical and political action.
 
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Data de Publicação
2017-05-23
 
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