• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-22092015-112003
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Ferreira Kamla
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Bolognesi, Mario Fernando
Coutinho, Eduardo Tessari
Título en portugués
Um olhar por meio de - máscaras, uma possibilidade pedagógica
Palabras clave en portugués
ator
criação
máscara
pedagogia
Resumen en portugués
Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando - tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as "máscaras", a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de "máscaras" na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de "máscara", também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral - seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral -, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo.
Título en inglés
"A look Through" - Masks, a pedagogical possibility
Palabras clave en inglés
actor
creation
mask
pedagogy
Resumen en inglés
This research has investigated the possibility of the use of masks as a pedagogical, facilitator and stimulating way, for the actor's creative process, providing the perception of his own process of creation and the methodological approaches acquired. The studies were supported in pedagogical researches developed by Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq and Armando Sérgio da Silva, establishing identifications and mergers, resignifying and expanding - everything that could turn out to be a mask. Using the play provided by the "masks", the present study was aimed to promote improvisation and discoveries that could contribute with the way of understanding and using the idea of "masks" in contemporary theater pedagogy. In addition to amplify and resignify the concept of "mask", this research also presents the idea of institutionalizing these procedures as a pedagogical tool for any theatrical practice - be it for the actor´s training, characters' building or creation of theatrical performance -, to self and artistic evolution and for the expansion of world view.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.