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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-22032017-114344
Document
Auteur
Nom complet
João Dias Turchi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Lopes, Elisabeth Silva (Président)
Costa, Felisberto Sabino da
Cunha, Regina Melim
Titre en portugais
Rubricagem: o texto do outro
Mots-clés en portugais
alteridade
campo expandido
dádiva
dramaturgia
performance
rubricagem
Resumé en portugais
Hoje eu vou morrer para nascer de novo. E como escrever histórias que existem em voz alta e que nunca quiseram estar nesta dissertação? Escrevo aqui uma dramaturgia a partir da alteridade, transformo o texto de um outro pela minha autoria. Procuro, assim, problematizar os usos de um discurso alheio ao escritor, como fundamento para o teatro. Para tanto, apresento três ações artísticas que realizei, Consulta, Fim da Fila e Jogo do Gênero, que são o motor para se pensar como a apropriação do real pode culminar na construção de um texto, processo que chamo de rubricagem. A presença física do dramaturgo em diálogo com o outro possibilita a construção de uma dramaturgia situada em campos expandidos do teatro, evidencia a performatividade do gesto, tanto no processo quanto na obra, e permite pensar caminhos da dramaturgia a partir da aproximação a alguém desconhecido.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
dramaturgy
expanded domains
gift
otherness/alterity
performance
rubricagem
Resumé en anglais
Today I will die in order to be reborn. How to write spoken-word stories that never wanted to appear in this thesis? I describe here a dramaturgy of alterity, transforming the text of another into my own words. I thus seek to problematize the uses of a discourse foreign to the author as a foundation for theater. Therefore, I present three performances I have realized-- Consulta, Fim da Fila, and Jogo do Gênero--which drive my consideration about how the appropriation of the real can culminate in the construction of a text, a process I term rubricagem-- rubrication. The physical presence of the playwright in dialogue with another enables the construction of a text set in expanded domains of theatre, demonstrating the gesture's performativity--both in the process and final piece--and allowing us to conceive a dramaturgy that emanates from the approximation of someone unknown.
 
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joaodiasturchi.pdf (1.72 Mbytes)
Date de Publication
2017-03-22
 
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