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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2008.tde-21052009-112923
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Alberto Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Martins, José Batista Dal Farra (Président)
Lopes, Elisabeth Silva
Lopes, Sara Pereira
Titre en portugais
Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
Mots-clés en portugais
Dalcroze
Dança
Encenação
Movimento
Música
Pedagogia
Rítmica
Teatro
Resumé en portugais
Esta dissertação trata da Rítmica como Princípio Formativo, um dos desdobramentos das formulações de Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950), no trabalho pedagógico e profissional com voz, música e encenação. Com seu axioma música é movimento, e movimento é música, Dalcroze ressalta a originalidade da Rítmica em promover uma qualidade imanente à humanidade a indissociabilidade do movimento musical e corporal como forma ancestral de expressão humana. Ponderando questões de ordem ontológica do fazer teatral, num primeiro momento, traço a trajetória da Rítmica, analisando as potencialidades de seu diálogo com outras áreas, considerando como ela transforma e é transformada nesta interação. Em seguida, analiso a operacionalização de conteúdos e técnicas baseadas na pesquisa do indivíduo sobre si pressuposto de importantes encenadores; e, finalmente, descrevo os resultados cênicos obtidos pelo emprego de conceitos e procedimentos com grupos envolvidos na formação, pesquisa e montagem teatral.
Titre en anglais
Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
Mots-clés en anglais
Dalcroze
Dance
Eurhythmics
Movement
Music
Pedagogy
Staging
Theater
Resumé en anglais
This research approaches Eurhythmics as Formative Principle, one of the developments of Émile Jacques Dalcrozeformulations on the pedagogical and professional work with voice, music and staging. Through his axiom music is movement, and movement is music, Dalcroze emphasizes the originality of Eurhythmics in promoting an immanent quality of mankind the indissociability of corporal and musical movement as an ancestral form of human expression. Taking into account ontological questions towards the theatrical making, I start with the reconstruction the Eurhythmicstrajectory, analyzing the potentialities of its dialogue with others areas, exposing how and when it transforms and is transformed by these interactions. Afterwards, I analyze the operativeness of its contents and strategies based on individual self-research presumption of great directors; and, finally, I descript the scenic results obtained by the use of concepts and proceedings with groups involved in theatrical formation, research and staging.
 
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199569.pdf (3.36 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-02
 
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