• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-20092022-154502
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cláudia Santos Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Aguilar, Gina Maria Monge
Aleixo, Fernando Manoel
Lopes, Elisabeth Silva
Motta, Cristiane Madeira
Título em português
Cantos de Fé e Festa: investigações etnográficas e a (trans)formação do performer
Palavras-chave em português
Cantos de Tradição
Formação do artista
Maud Robart
Pedagogia da Voz
Presença
Resumo em português
Este trabalho propõe uma reflexão sobre cantos de tradição e a qualidade de presença do performer. Inspirada na autoetnografia, teço conexões e crio pontes entre os contextos de pesquisa em campo e contextos de ensino-aprendizagem de teatro - travessias que aqui nomeio como (trans)formação. Para sua realização, articulam-se: uma pesquisa de campo na região do triângulo mineiro, mais especificamente na cidade de Uberlândia; o diálogo com o trabalho de Maud Robart e suas reverberações no que concerne os cantos vibratórios - grande influência para o encenador polonês Jerzy Grotowski e o trabalho do Workcenter - além de minhas experiências como artista-docente pensando sobre os percursos poéticos com a voz, sua dimensão pedagógica, e o canto como catalisador de experiências (trans)formadoras.
Título em inglês
Chants of faith and celebration: ethnographic investigations and the (trans) formation of the performer
Palavras-chave em inglês
Artist formation
Maud Robart
Pedagogy of the Voice
Presence
Traditional Chants
Resumo em inglês
This thesis proposes a reflection about traditional chants and the quality of the performer's presence. Inspired by autoethnography, I weave connections and create bridges between the contexts of field research and theater teaching-learning contexts - crossings which I call (trans)formation. For its accomplishment, it´s articulated: a field research in the region of the state Minas Gerais, triângulo mineiro, more specifically in the city of Uberlândia; the dialogue with the work of Maud Robart and its reverberations in what concerns the vibrating chants - great influence for the polish director Jerzy Grotowski and the Workcenter - in addition to my experiences as an artist-teacher thinking about the poetic paths with the voice, its pedagogical dimension, and singing as a catalyst for (trans)forming experiences.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.