• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-19112010-090557
Documento
Autor
Nome completo
Karina Ribeiro Yamamoto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Silva, Roberto da
Título em português
Riso e temor: trajetórias teatrais no internato Pirituba - Fundação Casa
Palavras-chave em português
Fundação Casa
Jogo teatral
Pedagogia do teatro
Processos de criação
Resumo em português
Este trabalho aborda as transformações que o teatro pode provocar no corpo, no convívio e na visão de mundo de jovens aprisionados (jovens em cumprindo de medida socioeducativa) no Internato Pirituba da Fundação Casa, em São Paulo. A pesquisa teve início em 2005, e a análise abrange o período que se estende de 2005 a 2008. Através de jogos teatrais, dramáticos ou tradicionais, realizados em sala de aula com adolescentes do internato ou em ofi cinas extracurriculares a eles oferecidas, foram desenvolvidos processos de criação de cenas teatrais e de montagens cênicas e algumas destas foram apresentadas dentro e fora da instituição. Também foram realizadas algumas saídas culturais com os adolescentes, as quais se mostraram importantes para a trajetória dos processos teatrais vividos na instituição. Nessa trajetória, foi possível observar modifi cações na postura do corpo desses jovens e nas suas relações.
Título em inglês
Riso e temor: trajetórias teatrais no internato Pirituba - Fundação Casa
Palavras-chave em inglês
Fundação Casa
Process of Creation
Theater Games
Theater Pedagogy
Resumo em inglês
This work presents the way theater can change the body, the living and world vision of minors confi ned at Internato Pirituba Fundação Casa (a rehabilitation center for juvenile convicts) in São Paulo, Brazil. This research started in 2005, and the analysis comprehends the period between 2005 to 2008. Through drama, improv or tradicional games performed with this teenagers in the classroom or in extra courses offered, process of creation and constructions of scenes were developed and some of them were presented inside and out of the institution. The adolescents were also taken to watch some plays, wich have been important to the pathway of the drama process experienced in the rehabilitation center. On this way, it was possible to observe changes in their body postures and between their relationships as well.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3276831.pdf (14.25 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.