• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-19112010-090557
Documento
Autor
Nombre completo
Karina Ribeiro Yamamoto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Silva, Roberto da
Título en portugués
Riso e temor: trajetórias teatrais no internato Pirituba - Fundação Casa
Palabras clave en portugués
Fundação Casa
Jogo teatral
Pedagogia do teatro
Processos de criação
Resumen en portugués
Este trabalho aborda as transformações que o teatro pode provocar no corpo, no convívio e na visão de mundo de jovens aprisionados (jovens em cumprindo de medida socioeducativa) no Internato Pirituba da Fundação Casa, em São Paulo. A pesquisa teve início em 2005, e a análise abrange o período que se estende de 2005 a 2008. Através de jogos teatrais, dramáticos ou tradicionais, realizados em sala de aula com adolescentes do internato ou em ofi cinas extracurriculares a eles oferecidas, foram desenvolvidos processos de criação de cenas teatrais e de montagens cênicas e algumas destas foram apresentadas dentro e fora da instituição. Também foram realizadas algumas saídas culturais com os adolescentes, as quais se mostraram importantes para a trajetória dos processos teatrais vividos na instituição. Nessa trajetória, foi possível observar modifi cações na postura do corpo desses jovens e nas suas relações.
Título en inglés
Riso e temor: trajetórias teatrais no internato Pirituba - Fundação Casa
Palabras clave en inglés
Fundação Casa
Process of Creation
Theater Games
Theater Pedagogy
Resumen en inglés
This work presents the way theater can change the body, the living and world vision of minors confi ned at Internato Pirituba Fundação Casa (a rehabilitation center for juvenile convicts) in São Paulo, Brazil. This research started in 2005, and the analysis comprehends the period between 2005 to 2008. Through drama, improv or tradicional games performed with this teenagers in the classroom or in extra courses offered, process of creation and constructions of scenes were developed and some of them were presented inside and out of the institution. The adolescents were also taken to watch some plays, wich have been important to the pathway of the drama process experienced in the rehabilitation center. On this way, it was possible to observe changes in their body postures and between their relationships as well.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3276831.pdf (14.25 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.