• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-19092022-155943
Documento
Autor
Nome completo
Ines Bushatsky
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Hamburger, Esther Imperio
Pacheco, Deise Abreu
Título em português
Sobre a violência: mixtape e autodefesa no âmbito artístico-pedagógico
Palavras-chave em português
Autodefesa
Goran Olsson
levantes
mixtape
violência
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo a investigação acerca do conceito de autodefesa a partir da reflexão sobre dois filmes do diretor sueco Goran Olsson, Concerning Violence (2014) e The Black Power Mixtape 1967-1975 (2011). Para tanto, a pesquisa se ampara também nas considerações críticas de autores como Frantz Fanon e Walter Benjamin, sobre o problema da violência e suas implicações políticas, bem como nas reflexões de Georges Didi-Huberman sobre a noção de levantes e nos trabalhos de Jared Ball sobre a forma da mixtape, a qual temos como horizonte nas nossas análises dos filmes de Olsson, eles mesmos, segundo seu autor, pensados como mixtapes cinematográficas. Também compõe esta dissertação um Dossiê Pedagógico no qual são reunidas proposições criativas e pedagógicas sobre os conceitos que norteiam este trabalho, a partir de materiais teóricos e artísticos nos quais a ideia de autodefesa é articulada em algumas das suas possíveis acepções.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Goran Olsson
mixtape
Self-defense
uprisings
violence
Resumo em inglês
This work aims at the investigation of the concept of self-defense, taking as a starting point two films by Swedish filmmaker Goran Olsson, Concerning Violence (2014) and The Black Power Mixtape 1967-1975 (2011). To do so, the research is based upon the considerations by authors such as Frantz Fanon and Walter Benjamin on the question of violence and its political implications, as well as the reflections by Georges Didi-Huberman on the notion of uprisings and the works by Jared Ball on mixtapes, an artistic form which serves as a horizon for our analysis of the films by Olsson, themselves, according to the filmmaker, conceived as cinematographic mixtapes. This dissertation also includes a Pedagogical Dossier composed by creative and pedagogical propositions on the concepts on which this research reflects, elaborated upon theoretical and artistic materials in which the idea of self-defense is articulated in its multiple meanings.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.