• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-18122023-171225
Documento
Autor
Nome completo
Elen de Fatima Londero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Dias, Kenia e Silva
Título em português
Estação SP: experiência e expansão da prática performativa a partir do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro
Palavras-chave em português
Educação
Experiência
Performatividade
Teatro
Resumo em português
A presente pesquisa se propõe a investigar e analisar o "Projeto Estação SP", uma ação de formação pedagógica a partir da linguagem teatral, com base no sistema pedagógico criado pela ADAAP para a SP Escola de Teatro. Destinado a professores e educadores da rede básica de ensino, o projeto foi implementado nas Escolas Técnicas de São Paulo nos anos de 2015 e 2016. Tendo como eixo central da investigação as práticas pedagógicas performativas e experiências poéticas relacionais realizadas durante a pesquisa para orientar o projeto de formação, o estudo busca relacionar as noções de experiência, dissenso e performatividade como dispositivos para uma ação que pressupõe a igualdade e emancipação crítica dos estudantes no espaço escolar, na intrínseca relação entre arte-vida-teatro-educação. Para isso, foram considerados os estudos de Jorge Larossa Bondía, Jacques Rancière e outros autores, que embasaram a reflexão e permitiram criar conexões e novas maneiras de perceber e se afetar pelo outro, na constituição de espaços/tempos de compartilhamento do comum como possibilidade de novas leituras do mundo.
Título em inglês
SP Station: experience and expansion of performative practice from the pedagogical system of SP Escola de Teatro
Palavras-chave em inglês
Education
Experience
Performativity
Theater
Resumo em inglês
The following research's objective is to investigate and analyze "Station SP Project", a pedagogical training action from the theatrical language, based on the pedagogical system created by ADAAP for SP Escola de Teatro. Destined to teachers and educators of the public system, the project was implemented in São Paulo's Technical Schools in 2015 and 2016. Having the performative pedagogical practices and relational poetic experiences carried out during the research to guide the training project as its main focus, this study seeks to relate notions of experience, dissent and performativity as devices for an action that implies the equality and critical emancipation of students in the school space, in the intrinsic relationship between art-life-theater-education. For this, the studies of Jorge Larossa Bondía, Jacques Rancière and others authors were considered, which based the reflection and allowed the creation of connections and new ways to perceive and be affected by someone, in the constitution of spaces/times of sharing the common as a possibility of new readings of the world.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.