• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-18122023-171225
Document
Auteur
Nom complet
Elen de Fatima Londero
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Lopes, Elisabeth Silva (Président)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Dias, Kenia e Silva
Titre en portugais
Estação SP: experiência e expansão da prática performativa a partir do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro
Mots-clés en portugais
Educação
Experiência
Performatividade
Teatro
Resumé en portugais
A presente pesquisa se propõe a investigar e analisar o "Projeto Estação SP", uma ação de formação pedagógica a partir da linguagem teatral, com base no sistema pedagógico criado pela ADAAP para a SP Escola de Teatro. Destinado a professores e educadores da rede básica de ensino, o projeto foi implementado nas Escolas Técnicas de São Paulo nos anos de 2015 e 2016. Tendo como eixo central da investigação as práticas pedagógicas performativas e experiências poéticas relacionais realizadas durante a pesquisa para orientar o projeto de formação, o estudo busca relacionar as noções de experiência, dissenso e performatividade como dispositivos para uma ação que pressupõe a igualdade e emancipação crítica dos estudantes no espaço escolar, na intrínseca relação entre arte-vida-teatro-educação. Para isso, foram considerados os estudos de Jorge Larossa Bondía, Jacques Rancière e outros autores, que embasaram a reflexão e permitiram criar conexões e novas maneiras de perceber e se afetar pelo outro, na constituição de espaços/tempos de compartilhamento do comum como possibilidade de novas leituras do mundo.
Titre en anglais
SP Station: experience and expansion of performative practice from the pedagogical system of SP Escola de Teatro
Mots-clés en anglais
Education
Experience
Performativity
Theater
Resumé en anglais
The following research's objective is to investigate and analyze "Station SP Project", a pedagogical training action from the theatrical language, based on the pedagogical system created by ADAAP for SP Escola de Teatro. Destined to teachers and educators of the public system, the project was implemented in São Paulo's Technical Schools in 2015 and 2016. Having the performative pedagogical practices and relational poetic experiences carried out during the research to guide the training project as its main focus, this study seeks to relate notions of experience, dissent and performativity as devices for an action that implies the equality and critical emancipation of students in the school space, in the intrinsic relationship between art-life-theater-education. For this, the studies of Jorge Larossa Bondía, Jacques Rancière and others authors were considered, which based the reflection and allowed the creation of connections and new ways to perceive and be affected by someone, in the constitution of spaces/times of sharing the common as a possibility of new readings of the world.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.