• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-18122023-153644
Document
Auteur
Nom complet
Bianca de Cássia Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Coutinho, Eduardo Tessari (Président)
Costa, Felisberto Sabino da
Hirson, Raquel Scotti
Nardim, Thaise Luciane
Rosa, Armando Rodrigues do Nascimento Correia
Titre en portugais
O teatro da percepção: uma fenomenologia do estado de artista em conversa com Roberto Gomes
Mots-clés en portugais
Amor
Fenomenologia da percepção
Pedagogia do teatro
Roberto Gomes
Teatro da percepção
Resumé en portugais
Este é um texto escrito e reescrito. Relembrado e inventado. De ontem e de hoje. Há nele múltiplos tempos e diversas perspectivas, mas todas elas permeiam a íntima relação que construí em anos de pesquisa com o dramaturgo Roberto Gomes (1892-1922), uma figura muitas vezes negligenciada na literatura acadêmica, apesar de sua relevância como dramaturgo simbolista. Gomes guiou meus conhecimentos e sentimentos sobre o amor e a arte teatral, e mais que isso, centelhou meus questionamentos em busca de novas perspectivas. A pesquisa foi desenvolvida utilizando minha prática cotidiana como fonte primária. Em diálogos com este dramaturgo fantasma, investigo os estímulos e trajetos que me fizeram artista. Com base na filosofia da percepção de Merleau-Ponty e outros conceitos filosóficos, analiso a interação entre meu processo criativo teatral, rotinas diárias e visão de mundo, abrangendo desde a infância até o presente. Mapeio esse modo de análise e revisito o ato de filosofar em busca de conceitos que me ajudem a sistematizar o meu processo de criação e atuação teatral dentro e fora de salas de ensaio/aula/pesquisa. A essa exploração dei o nome de "fenomenologia do estado de artista". O resultado desse percurso é uma abordagem denominada "Teatro da Percepção", a qual envolve uma pedagogia que permite guiar de maneira prática e teórica as vivências teatrais, incentivando novas percepções de descobertas pessoais e independentes.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Love
Phenomenology of perception
Roberto Gomes
Theater of perception
Theater pedagogy
Resumé en anglais
This is a text written and rewritten, recalling and invented. From yesterday and today. It contains multiple time-frames and diverse perspectives, but they all permeate the familiarity I built over my research years towards the work of the playwright Roberto Gomes (1892-1922), a figure often overlooked in academic literature despite his relevance as a symbolist playwright. Gomes guided my knowledge and feelings about love and theatrical art and, more than that, sparked my inquiries in search of new perspectives. The research was developed based on a close sight built over years of study, using my daily practice as a primary source. In dialogues with this ghost playwright, I investigate the stimuli and paths that made me an artist. Drawing on Merleau-Ponty's philosophy of perception and other philosophical concepts, I analyze the interaction between my theatrical creative process, daily routines, and worldview, spanning from childhood to the present. I map this mode of analysis and revisit the act of philosophizing to seek concepts that help me systematize my process of theatrical creation and performance both inside and outside rehearsal/classroom/research settings. I named this exploration "phenomenology of the state of the artist." The result of this journey is an approach called "Theater of Perception," which involves a pedagogy that practically and theoretically guides theatrical experiences, encouraging new perceptions of personal and independent discoveries.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.