• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-18122023-153644
Documento
Autor
Nombre completo
Bianca de Cássia Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Costa, Felisberto Sabino da
Hirson, Raquel Scotti
Nardim, Thaise Luciane
Rosa, Armando Rodrigues do Nascimento Correia
Título en portugués
O teatro da percepção: uma fenomenologia do estado de artista em conversa com Roberto Gomes
Palabras clave en portugués
Amor
Fenomenologia da percepção
Pedagogia do teatro
Roberto Gomes
Teatro da percepção
Resumen en portugués
Este é um texto escrito e reescrito. Relembrado e inventado. De ontem e de hoje. Há nele múltiplos tempos e diversas perspectivas, mas todas elas permeiam a íntima relação que construí em anos de pesquisa com o dramaturgo Roberto Gomes (1892-1922), uma figura muitas vezes negligenciada na literatura acadêmica, apesar de sua relevância como dramaturgo simbolista. Gomes guiou meus conhecimentos e sentimentos sobre o amor e a arte teatral, e mais que isso, centelhou meus questionamentos em busca de novas perspectivas. A pesquisa foi desenvolvida utilizando minha prática cotidiana como fonte primária. Em diálogos com este dramaturgo fantasma, investigo os estímulos e trajetos que me fizeram artista. Com base na filosofia da percepção de Merleau-Ponty e outros conceitos filosóficos, analiso a interação entre meu processo criativo teatral, rotinas diárias e visão de mundo, abrangendo desde a infância até o presente. Mapeio esse modo de análise e revisito o ato de filosofar em busca de conceitos que me ajudem a sistematizar o meu processo de criação e atuação teatral dentro e fora de salas de ensaio/aula/pesquisa. A essa exploração dei o nome de "fenomenologia do estado de artista". O resultado desse percurso é uma abordagem denominada "Teatro da Percepção", a qual envolve uma pedagogia que permite guiar de maneira prática e teórica as vivências teatrais, incentivando novas percepções de descobertas pessoais e independentes.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Love
Phenomenology of perception
Roberto Gomes
Theater of perception
Theater pedagogy
Resumen en inglés
This is a text written and rewritten, recalling and invented. From yesterday and today. It contains multiple time-frames and diverse perspectives, but they all permeate the familiarity I built over my research years towards the work of the playwright Roberto Gomes (1892-1922), a figure often overlooked in academic literature despite his relevance as a symbolist playwright. Gomes guided my knowledge and feelings about love and theatrical art and, more than that, sparked my inquiries in search of new perspectives. The research was developed based on a close sight built over years of study, using my daily practice as a primary source. In dialogues with this ghost playwright, I investigate the stimuli and paths that made me an artist. Drawing on Merleau-Ponty's philosophy of perception and other philosophical concepts, I analyze the interaction between my theatrical creative process, daily routines, and worldview, spanning from childhood to the present. I map this mode of analysis and revisit the act of philosophizing to seek concepts that help me systematize my process of theatrical creation and performance both inside and outside rehearsal/classroom/research settings. I named this exploration "phenomenology of the state of the artist." The result of this journey is an approach called "Theater of Perception," which involves a pedagogy that practically and theoretically guides theatrical experiences, encouraging new perceptions of personal and independent discoveries.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.