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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-18082021-103404
Document
Auteur
Nom complet
Roberta Cristina Ninin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Costa, Felisberto Sabino da (Président)
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Iavelberg, Rosa
Martins, Guaraci da Silva Lopes
Oliveira, Ney Wendell Cunha
Titre en portugais
A práxis do mediador: os jogos de mediação teatral na formação do professor de teatro
Mots-clés en portugais
Jogos de mediação teatral
Mediação teatral
Mediador teatral
Professor de teatro
Resumé en portugais
Esta tese traz os resultados da pesquisa sobre metodologias de formação do mediador teatral e suas implicações na formação do futuro professor de teatro, a partir de projetos de formação de público voltados para a educação básica, propostos pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2004); pela disciplina Projeto de Investigação em Teatro Educação do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Curitiba (2015 a 2017); e pela disciplina Mediação Teatral do curso de Licenciatura em Teatro da Université du Québec à Montréal (UQAM), em Montreal (2018). O estudo concentra-se nas atividades e nos jogos de mediação antes, durante e depois da ida ao teatro, criados e instruídos pelos licenciandos, sob o acompanhamento de orientadores docentes, nos diferentes períodos, registrados em relatórios, fichas pedagógicas e cadernos de espetáculos. A mediação teatral, compreendida como abordagem de ensino do teatro, contemplando o ato do apreciar, valoriza o estudante e o professor como espectadores da cena contemporânea, exigindo uma práxis do mediador em diálogo com a realidade do público e dos projetos culturais da cidade em que atua. Para tanto, aborda-se a conceituação teórica sobre os termos basilares de um projeto de mediação teatral, entre eles: artista, arte, público, mediador e educação estética. Ao percorrer cada proposta pedagógica pelas trajetórias de licenciandos em teatro, afirma-se o lugar da universidade como campo promissor para os processos da mediação e formação do mediador teatral. Da mesma forma, evidencia-se a necessidade de parcerias em políticas públicas de cultura e educação para a realização dos projetos. As principais referências práticas e teóricas dessa pesquisa são baseadas nos escritos de Desgranges (2003, 2008, 2010), Wendell (2011, 2013, 2017), Oliveira (2011), Camargo (2017), Camargo e Stecz (2019), Serrão (2006), Pupo (2011, 2015a, 2015b).
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Theatre teacher
Theatrical mediation
Theatrical mediation games
Theatrical mediator
Resumé en anglais
This thesis presents the results of the research on methodologies for the training of theatrical mediators and their consequences for the formation of the future theatre teacher, based on public education projects aimed at basic education. The afore-mentioned is also proposed by the Municipal Secretary of Culture of São Paulo (2004) for the discipline Research Project in Theatre Education of the Bachelor's Degree in Theatre at Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), in Curitiba (2015 to 2017) along with the Theatre Mediation discipline of the Université du Québec à Montréal (UQAM) Theatre Degree course in Montreal (2018). The study focuses on mediation activities and games documented in reports, educational records and performance books (before, during and after going to the theatre); created and instructed by the undergraduate students, under the supervision of teaching supervisors in these different periods. Theatrical mediation is understood as a teaching approach to theatre that contemplates the act of the scenario; values the student and the teacher as spectators of the contemporary scene; questions for a mediator's praxis in dialogue with the socio reality of the public and the cultural projects of the city where they live. Therefore, the theoretical concept concerns the basic terms of a theatrical mediation project that encompasses the individual, the artist, art, audience, mediator and aesthetic education. By examining each pedagogical proposal as part of the trajectories of undergraduate theatre students, the university promotes this field of study for the processes of mediation and formation of the theatre mediator. It also highlights the need for partnerships in public policies on culture and education to carry out projects. The main practical and theoretical references of this research are based on the writings of Desgranges (2003, 2008, 2010), Wendell (2011, 2013, 2017), Oliveira (2011), Camargo (2017), Camargo & Stecz (2019), Serrão (2006), Pupo (2011, 2015a, 2015b).
 
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Date de Publication
2021-08-20
 
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