• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-153856
Documento
Autor
Nome completo
Victor Paulo de Seixas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Coutinho, Eduardo Tessari (Presidente)
Oliveira, George Mascarenhas de
Ferracini, Renato
Fróes, Maira Monteiro
Oliveira, Roberto Charles Feitosa de
Título em português
Um labirinto de carne: micronarrativa corporal e a potência cênica
Palavras-chave em português
atuação
consciencialização
criação
dança
micronarrativas
mimo corpóreo
potência cênica
prática pedagógica
práticas corporais
teatro físico
Resumo em português
Se o conceito de potência cênica, refere-se à capacidade de um ator, atriz ou performer de ganhar a atenção do público por meio de sua presença física, gestos, postura, voz e/ou outros elementos, começamos a nossa jornada a partir da pergunta/provocação: o que é então essa potência cênica? Em outras palavras, o que está por trás da habilidade de criar uma forte conexão emocional com a plateia e como ativá-la? A partir da análise e a reflexão de nossos processos subjetivos dentro da atuação e repetição de coreografias, como possível resposta, propomos o uso do conceito de micronarrativas, que são micro-ações percebidas de forma não-consciente, também relacionado com um estado de concentração especial do atuante. Após analisar e defender essa conceitualização, propomos exercícios a partir da prática pedagógica do autor para a experimentação, consciencialização e a criação dessas micronarratividades, visando processos de criação e atuação mais potentes.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
acting
awareness-raising
bodily mime
body practices
creation
dance
micronarratives
pedagogical practice
performance
physical theatre
stage presence
Resumo em inglês
If the concept of "scenic power" refers to the ability of an actor, actress, or performer to capture the public's attention through their physical presence, gestures, posture, voice, and/or other elements, we embark on our journey with the question/provocation: "what is this scenic power?" In other words, what is this ability to create a strong emotional connection with the audience, and how can it be activated? Through the analysis of our subjective processes in performance and the reproduction of choreographies, we propose the concept of micronarratives as a possible answer. These are micro-actions perceived in a non-conscious way, resulting from the special concentration of the actor in what they are doing. Based on this conceptualization and its defense, we propose from the author's pedagogical practice, exercises for experimentation, awareness, and the creation of these micronarratives, aiming at more powerful creation and performance processes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.