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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-16032021-152830
Document
Auteur
Nom complet
Clarissa Nogueira Moser
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Yagyu, Alice Kiyomi (Président)
Andrade, Welington Wagner
Bahia, Dora Longo
Titre en portugais
Imagens para o invisível: a Morte personificada
Mots-clés en portugais
Memória
Morte
Personificação da Morte
Tadeusz Kantor
Teatro
Resumé en portugais
Quais são as formas da Morte? A coleção de suas imagens sugere algo sobre a substância de nos­sa imaginação, sobre como damos materialidade ao invisível e suportamos a dor dos encontros com Ela. Neste trabalho, busca-se abordar a temática da morte, valendo-se de alguns aspectos autobiográficos e da relação entre memória e imaginação. Escolheu-se o artista polonês Tadeusz Kantor para ajudar nesta empreitada. O trabalho discute alguns elementos presentes em sua obra: a infância, o pobre quarto da imaginação e a personificação da Morte, presentes no período de seu teatro chamado Teatro da Morte. Utilizam-se três exemplos da Morte personificada, encontrados nos espetáculos A Classe Morta, Wielopole, Wielopole e Que Morram os Artistas!, respectivamente nas figuras da faxineira, da fotógrafa e da prostituta, a fim de refletir sobre a morte, desde a concretude dos corpos até o abstrato das ideias.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Death
Memory
Personification of Death
Tadeusz Kantor
Theater
Resumé en anglais
What are the shapes of Death? The collection of her images suggests something about the matter of our imagination, about how we materialize the invisible and bear the pain of the encounters with Her. This work seeks to address the theme of death, using some autobiographical aspects and the relationship between memory and imagination. Polish artist Tadeusz Kantor was chosen to help in this research. The research deals with some elements present in his work: childhood, the poor room of the imagination and the personification of Death, present in the period of his so-called Theater of Death. lt uses three examples of the personified Death, found in the theater productions The Dead Class, Wielopole, Wielopole and Let the Artists Die!, in the figures of the cleaning lady, photographer/ widow and prostitute, respectively, in order to reflect on death, from the concreteness of bodies to the abstract of ideas.
 
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Date de Publication
2021-03-16
 
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