• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-16032021-152830
Documento
Autor
Nombre completo
Clarissa Nogueira Moser
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Yagyu, Alice Kiyomi (Presidente)
Andrade, Welington Wagner
Bahia, Dora Longo
Título en portugués
Imagens para o invisível: a Morte personificada
Palabras clave en portugués
Memória
Morte
Personificação da Morte
Tadeusz Kantor
Teatro
Resumen en portugués
Quais são as formas da Morte? A coleção de suas imagens sugere algo sobre a substância de nos­sa imaginação, sobre como damos materialidade ao invisível e suportamos a dor dos encontros com Ela. Neste trabalho, busca-se abordar a temática da morte, valendo-se de alguns aspectos autobiográficos e da relação entre memória e imaginação. Escolheu-se o artista polonês Tadeusz Kantor para ajudar nesta empreitada. O trabalho discute alguns elementos presentes em sua obra: a infância, o pobre quarto da imaginação e a personificação da Morte, presentes no período de seu teatro chamado Teatro da Morte. Utilizam-se três exemplos da Morte personificada, encontrados nos espetáculos A Classe Morta, Wielopole, Wielopole e Que Morram os Artistas!, respectivamente nas figuras da faxineira, da fotógrafa e da prostituta, a fim de refletir sobre a morte, desde a concretude dos corpos até o abstrato das ideias.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Death
Memory
Personification of Death
Tadeusz Kantor
Theater
Resumen en inglés
What are the shapes of Death? The collection of her images suggests something about the matter of our imagination, about how we materialize the invisible and bear the pain of the encounters with Her. This work seeks to address the theme of death, using some autobiographical aspects and the relationship between memory and imagination. Polish artist Tadeusz Kantor was chosen to help in this research. The research deals with some elements present in his work: childhood, the poor room of the imagination and the personification of Death, present in the period of his so-called Theater of Death. lt uses three examples of the personified Death, found in the theater productions The Dead Class, Wielopole, Wielopole and Let the Artists Die!, in the figures of the cleaning lady, photographer/ widow and prostitute, respectively, in order to reflect on death, from the concreteness of bodies to the abstract of ideas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.