• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2008.tde-15052009-152958
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Carezzato de Souza
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Président)
Santos, Marcos Ferreira dos
Silva, Armando Sérgio da
Titre en portugais
Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator
Mots-clés en portugais
Arte
Ator
Criação
Forma
Processo
Teatro
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem o propósito de verificar na prática o modo como os conceitos de Fayga Ostrower relativos ao processo de criação podem contribuir para a construção da obra cênica. Para essa finalidade é feito, nas páginas que se seguem o relato da elaboração de uma cena ao longo do ano de 2007 dentro da Universidade de São Paulo no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, coordenado pelo professor livre docente Armando Sérgio da Silva. No primeiro capítulo é feita a apresentação do conceito de forma como é entendido por Fayga, bem como as bases do pensamento criativo por ela propostas. Na segunda parte estão expostos os princípios norteadores do caminho percorrido e a abordagem feita dos estímulos selecionados. O último capítulo traz uma descrição detalhada dos resultados alcançados e as seguidas transformações que a cena foi sofrendo até chegar na sua versão final.
Titre en anglais
Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator
Mots-clés en anglais
Actor
Art
Creating Process
Form
Theater
Resumé en anglais
The present research intends to verify in practice how the concepts of Fayga Ostrower relating to creating process can contribute to the construction of the scenic work. For this purpose is done, in the following pages, our story about the development of a scene during 2007 at University of São Paulo in the Research Center in Actors Scenic Trial, coordinated by Professor Armando Sergio da Silva. In the first chapter we have the form concept, as it is understood by Fayga, and the foundations of creative thinking are proposed. In the second part are exposed the guiding principles of the path and our approach made on selected stimuli. The last chapter provides a detailed description on achieved results and changes suffered by the scene until its final version.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
3275416.pdf (15.48 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.