• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-13072023-145610
Documento
Autor
Nombre completo
Viviane Costa Dias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Simões, Cibele Forjaz
Almeida, Marcus Vinicius Fritsch de
Cabral, Ivam
Vassina, Elena
Título en portugués
Uma avalanche sobre si mesmo: a tradição pedagógica russa para o ator da cena contemporânea.
Palabras clave en portugués
Ação
Individualidade Artística
K. Stanislávski
Sistema
Teatro russo
Resumen en portugués
A pesquisa reflete sobre a tradição artístico-pedagógica russa do Sistema e alguns de seus desdobramentos, ao longo dos séculos XX e XXI, especialmente nas práticas de análise-ação e no teatro de estruturas lúdicas, de Anatóli Vassíliev e Mikhail Butkevich. Busca apontar a interdependência de aspectos éticos e estéticos dos legados de Stanislávski para compreendermos a centralidade da ação cênica desde o início do Sistema. Para isso, traça um caminho histórico de influências do Sistema, seu desenvolvimento no Primeiro Estúdio e estabelece diálogos entre alguns dos principais colaboradores de Stanislávski como L. Sulerjítski, E. Vakhtângov, M. Tchekhov e Maria Knebel para analisar a importância de elementos mutilados desta tradição pedagógica pela ditadura soviética e dificuldades variadas de tradução. Relaciona ainda a ação a principal contribuição de Stanislávski à cena contemporânea e o elemento que permite a transposição do texto literário ao cênico - com a Individualidade Criativa do ator.
Título en inglés
An avalanche upon oneself: the Russian pedagogical tradition for the actor of the contemporary scene
Palabras clave en inglés
Action
Artistic Individuality
K. Stanislavski
Russian Theater
System
Resumen en inglés
The research reflects on the Russian artistic-pedagogical tradition of the System and some of its developments, throughout the 20th and 21st centuries, especially in the practices of analysis-action and in the theater of ludic structures, by Anatoli Vassiliev and Mikhail Butkevich. It seeks to point out the interdependence of ethical and aesthetic aspects of Stanislavski's legacies in order to understand the centrality of scenic action since the beginning of the System. For this, it traces a historical path of the System´s Influences, its development in the First Studio and establishes dialogues among some of Stanislavski's main collaborators such as L. Sulerzhitsky, E. Vakhtângov, M. Chekhov and Maria Knebel to analyze the importance of mutilated elements of this pedagogical tradition by the Soviet dictatorship and several translation difficulties. It also relates the action - Stanislavski's main contribution to the contemporary scene and the element that gives us the possibilities of transposition from the literary text to the stage text - with the Creative Individuality of the actor.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.