• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-13072023-145610
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Costa Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Simões, Cibele Forjaz
Almeida, Marcus Vinicius Fritsch de
Cabral, Ivam
Vassina, Elena
Título em português
Uma avalanche sobre si mesmo: a tradição pedagógica russa para o ator da cena contemporânea.
Palavras-chave em português
Ação
Individualidade Artística
K. Stanislávski
Sistema
Teatro russo
Resumo em português
A pesquisa reflete sobre a tradição artístico-pedagógica russa do Sistema e alguns de seus desdobramentos, ao longo dos séculos XX e XXI, especialmente nas práticas de análise-ação e no teatro de estruturas lúdicas, de Anatóli Vassíliev e Mikhail Butkevich. Busca apontar a interdependência de aspectos éticos e estéticos dos legados de Stanislávski para compreendermos a centralidade da ação cênica desde o início do Sistema. Para isso, traça um caminho histórico de influências do Sistema, seu desenvolvimento no Primeiro Estúdio e estabelece diálogos entre alguns dos principais colaboradores de Stanislávski como L. Sulerjítski, E. Vakhtângov, M. Tchekhov e Maria Knebel para analisar a importância de elementos mutilados desta tradição pedagógica pela ditadura soviética e dificuldades variadas de tradução. Relaciona ainda a ação a principal contribuição de Stanislávski à cena contemporânea e o elemento que permite a transposição do texto literário ao cênico - com a Individualidade Criativa do ator.
Título em inglês
An avalanche upon oneself: the Russian pedagogical tradition for the actor of the contemporary scene
Palavras-chave em inglês
Action
Artistic Individuality
K. Stanislavski
Russian Theater
System
Resumo em inglês
The research reflects on the Russian artistic-pedagogical tradition of the System and some of its developments, throughout the 20th and 21st centuries, especially in the practices of analysis-action and in the theater of ludic structures, by Anatoli Vassiliev and Mikhail Butkevich. It seeks to point out the interdependence of ethical and aesthetic aspects of Stanislavski's legacies in order to understand the centrality of scenic action since the beginning of the System. For this, it traces a historical path of the System´s Influences, its development in the First Studio and establishes dialogues among some of Stanislavski's main collaborators such as L. Sulerzhitsky, E. Vakhtângov, M. Chekhov and Maria Knebel to analyze the importance of mutilated elements of this pedagogical tradition by the Soviet dictatorship and several translation difficulties. It also relates the action - Stanislavski's main contribution to the contemporary scene and the element that gives us the possibilities of transposition from the literary text to the stage text - with the Creative Individuality of the actor.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.