• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-13072023-142426
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Fernanda Ceccon Vomero
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Coutinho, Marina Henriques
Leal, Mara Lúcia
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Simões, Cibele Forjaz
Título en portugués
Presenças desobedientes: processos cênicos, território e a experiência do comum
Palabras clave en portugués
América Latina
anticolonialidade
epistemologia
pedagogia
teatro
Resumen en portugués
O presente trabalho acompanha os processos criativos de três coletivos teatrais da América Latina e apoia-se nas práticas pedagógicas desenvolvidas pela pesquisadora com o objetivo de elaborar uma crítica epistêmica/epistemológica em Artes Cênicas, guiada por perspectivas anticoloniais e transdisciplinares. Com base nesta crítica, pretende-se compreender as repercussões micropolíticas de processos criativos estruturados em torno a um pensamento e uma prática situados, com ênfase no vínculo com o território. O movimento zapatista aparece como paradigma das iniciativas autônomas e territorializadas no continente. A tese também incorpora o princípio da mútua criação (uyway), presente nas cosmopercepções andinas, como eixo fundamental das dinâmicas pedagógicas que apresentam potencial emancipatório, e defende o exercício de uma reflexão nuevamestiza (ANZALDÚA, 1987) e (RIVERA CUSICANQUI, 2018) que contemple os saberes ameríndios e afrodiaspóricos e dialogue com a multiplicidade de experiências cênicas presentes na América Latina.
Título en inglés
Disobedient presences: scenic processes, territory, and the experience of the common
Palabras clave en inglés
anticoloniality
epistemology
Latin America
pedagogy
theater
Resumen en inglés
This work accompanies the creative processes of three Latin American theater groups the researcher with the aim of elaborating an epistemic/epistemological critique in Performing Arts, guided by anti-colonial and transdisciplinary perspectives. Based on this critique, it is intended to understand the micropolitical repercussions of creative processes structured around a situated thought and practice, with emphasis on the connection with the territory. The Zapatista movement appears as a paradigm of autonomous and territorialized initiatives on the continent. The thesis also incorporates the principle of mutual creation (uyway), present in Andean world perceptions, as a fundamental axis of pedagogical dynamics that have emancipatory potential, and defends the exercise of a new mestiza (ANZALDÚA, 1987) and ch'ixi (RIVERA CUSICANQUI, 2018) thinking, which contemplates Amerindian and Afro-diasporic knowledge and dialogue with the multiplicity of stage experiences present in Latin America.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.