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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-13052013-094200
Documento
Autor
Nome completo
Maria Amélia Bethovem Farah
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Vieira, Jorge de Albuquerque
Título em português
O ator e a emoção em Escuro
Palavras-chave em português
afetos
ator
emoção
processo colaborativo
processo criativo
Teatro
Resumo em português
Este estudo pretende investigar como se processam os sentimentos e as emoções, sob a perspectiva do ator, dentro de uma realidade teatral - no caso, o espetáculo "Escuro". Pretende-se abordar o jogo dos afetos que o ator se propõe nesse trabalho ao emprestar sua história, sua mente, sua corporeidade entre as bordas do real e do ficcional, em paradoxo. Para tanto, utilizaremos a filosofia dos afetos de Espinosa, os estudos sobre emoção e sentimento - principalmente na visão do neurocientista Antonio Damásio - e também as investigações de Charles Darwin sobre a expressão das emoções. Como experimentação prática, elegemos o processo de criação dos atores do espetáculo "Escuro", buscando hipóteses de técnicas pessoais ao lidar com as emoções na cena atual. Ao confrontar a pesquisa teórica com a experiência artística no processo de criação de "Escuro", o presente estudo escapa do campo metafórico para tratar de um tema abstrato de forma direta, concreta e prática. Ao refletir sobre um processo criativo e sobre como o ator gera estados emocionais em cena, a pesquisa acadêmica produz conhecimento a partir de uma experiência real. Percebe-se que a relação afetiva é um dos motores principais do aprendizado, da memória e do fazer artístico.
Palavras-chave em inglês
actor
affection
collaborative process
creative process
emotion
Theatre
Resumo em inglês
The current study intends to investigate how do feelings and emotions, under the perspective of the actor at the play "Escuro", process on the theatrical reality. The study approaches the work on the affections that the actor does in this work, "lending" his history, mind and corporality, between the borders of the real and the fictional, in paradox. The work makes use of the Espinosa's philosophy of affections, the studies about emotion and feeling by neuroscientist Antonio Damasio and the expression of emotions to Charles Darwin. On the practical field, we take the creative process of the actors of the play "Escuro" to search for personal techniques elaborated to deal with emotions on the theatrical contemporary scene. Confronting the theoretical research with the artistic experience on the creative process of the play "Escuro" helps the current work to avoid the metaphorical field to elaborate about such abstract theme in a direct, concrete and practical way. While reflecting about creative processes and how an actor springs out emotional states on the scene, this research produces knowledge from practical experience. So to finally conclude that affective relation is one of the main via of learning, memory and the artistic creation
 
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Data de Publicação
2013-05-14
 
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