• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-12122011-233414
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Pieroni Calado
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Président)
Ferracini, Renato
Quilici, Cassiano Sydow
Ramos, Luiz Fernando
Silva, Antônio Carlos de Araújo
Titre en portugais
Presenças
Mots-clés en portugais
Teatro (estudo e ensino)
Teatro (representação)
Resumé en portugais
O objeto das linhas que se seguem é a arte cénica, é o problema da formação do artista cénico para ser mais exato. O que proponho é uma discussão sobre a possibilidade de certa noção de presença constituir um eixo de trabalho em situações de ensino e aprendizagem, em instituições superiores. Para responder a esta questão desenvolvo uma metodologia compósita: discuto textos de Josette Féral, Hans-Thies Lehmann, Jacques Rancière, Anatoli Vassiliev, Tim Etchells e Giorgio Agamben; analiso situações educativas observadas no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL | Portugal), no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (USP | Brasil), no Performing Arts Department da School of Film, Television & Performing Arts (LMU | Inglaterra) e no Drama Department da Exeter University (Inglaterra), com ênfase no trabalho desenvolvido por Alexander Kelly e Phillip Zarrilli, destas duas últimas instituições, respetivamente; e, faço a exegese do trabalho de pesquisa pela criação da beleza ou o sistema nervoso dos peixes, que desenvolvi com os diretores pedagogos António Januzelli (Brasil) e Carlos J. Pessoa (Portugal), apresentado no Teatro Taborda (Lisboa | Portugal) e no Espaço Viga (São Paulo | Brasil). Esta metodologia permite-me apresentar, por fim, a proposta de um desenho curricular para uma oficina ocupada com três áreas de problematização: a atuação psicofísica, a escrita cénica compartilhada e a emancipação do artista teatral.
Resumé en anglais
The subject of the following lines is the theatre, the problem of the theatre artists education to be more precise. I present a discussion about the possibility of a certain notion of presence being able to guide theatre teaching and learning within higher education institutions. To do this I use a composite methodology: I discuss texts by Josette Féral, Hans-Thies Lehmann, Jacques Rancière, Anatoli Vassiliev, Tim Etchells and Giorgio Agamben; I analyse educational situations observed at the Departamento de Teatro of the Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL | Portugal), at the Departamento de Artes Cênicas from the Escola de Comunicações e Artes (USP | Brazil), at the Performing Arts Department from the School of Film, Television & Performing Arts (LMU | England) and at the Drama Department from the Exeter University (England), considering with more detail the practice of Alexander Kelly and Phillip Zarrilli, working in these two last institutions; and, I do an exegesis of the practice as research project da beleza ou o sistema nervoso dos peixes developed with the directors pedagogues António Januzelli (Brazil) and Carlos J. Pessoa (Portugal), presented at the Teatro Taborda (Lisbon | Portugal) and Espaço Viga (São Paulo | Brazil). This methodology allows me to propose a curricular design for a practice based module on theatre centred on three main areas of problematization: psychophysical acting, devising and emancipation of the theatre artist.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Calado_revisada.pdf (1.12 Mbytes)
Date de Publication
2012-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.