• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-11022014-104616
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Madeira Motta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Azevedo, Sônia Machado de
Bonfitto Junior, Matteo
Título em português
Kubana Njila Diá Angola, travessias do ator-sacrário por entre as divindades angolanas
Palavras-chave em português
Antropologia
candomblé
corporeidade
mito
performance
Rito
Resumo em português
Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre o rito e o mito: A corporeidade existente nesta interseção e sua relação com o teatro. A partir da aquisição do conhecimento, do estudo e da prática das danças ritualísticas e da mitologia das divindades (minkisi), enquanto figuras arquetípicas do Camdomblé Angolano surge uma corporeidade para ser explorada pelo ator/performer na e para cena. Esta investigação se insere na Antropologia da Performance, valendo-se dos estudos de Schechner e Turner sobre a restauração do comportamento, por meio da transmissão, manipulação e transformação do rito e do mito em processo artístico e também na Antropologia da Corporeidade com a abordagem de Thomas Csordas sobre o corpo que é o sujeito da cultura e não apensas objeto desta. Da experiência dos corpos-fictícios surgidos das divindades emerge o Ator-Sacrário, como receptáculo desta cultura. A pesquisa foi realizada na prática com um grupo de atores amadores e profissionais, de modo consciente e sem transe religioso, onde se tem o registro do desenvolvimento de potências eficientes na e para improvisação a partir desta corporeidade adquirida.
Palavras-chave em inglês
Anthopology
Candomble
embodiment
mith
perfomance
Rite
Resumo em inglês
This is a reserch that has as its axis the relationship between the rite and mith: the existent embodiment in this intersection and its relationship with the theater. From the acquisition of knowledge, study and practice of ritualistic dances and mythology of deities (minkisi) as archetipal figures from Candomble of Angola arises embodiment to be exploited by actor/performer in and for scene. This research is inserted into Anthropology of Performance, drawing upon studies by Schechner na Turner on the restoration of behavior through the transmission, manipulation and transformation of the rite and mith in the artistic process and also in Anthropology of Embodiment with Thomas Csorda´s approach on the body which is the subject of the culture and not only the object of this culture. From the experience of bodies-fictitious arisen from deities emerges the Actor-Sacrarium, as a receptacle of this culture. The research was carried out in practice with a group of Professional and amateur actors, in a conscious way and without religious trance, in which it was obtained the development Record of efficient potencies in and for improvising from this acquired embodiment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-02-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.