• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-10112010-113619
Documento
Autor
Nombre completo
Paulina Maria Caon
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Dawsey, John Cowart
Título en portugués
Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas
Palabras clave en portugués
Antropologia
Artes cênicas
Comunidades
Cultura corporal
Educação corporal
Memória corporal
Resumen en portugués
A dissertação apresenta o resultado de estudos sobre os processos de educação corporal em duas comunidades de remanescentes quilombolas, Brotas (Itatiba SP) e Praia Grande (Iporanga SP). O foco da investigação foi a reflexão sobre a centralidade da experiência corporal na formação da pessoa. Para tanto, articularam-se durante o trabalho aspectos da observação em campo e elementos de estudos teóricos de diferentes áreas, como a antropologia cultural, a antropologia da performance, as teorias do corpo, a educação, a estética. O trabalho revisita conceitos já estabelecidos para iluminá-los por meio da experiência corporal observada em campo. Nesse sentido, a partir da apresentação das considerações sobre cada comunidade observada, emerge a categoria mudança, que pauta a primeira parte da reflexão final. Constitui contribuição da dissertação, em sua reflexão última, uma primeira formulação da pesquisadora para os conceitos de educação corporal, cultura corporal e memória corporal.
Título en inglés
Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas
Palabras clave en inglés
Anthropology
Body culture
Body education
Body memory
Communities
Scenic arts
Resumen en inglés
The dissertation introduces the results of studies about the body education process inside two communities of remanescentes quilombolas (remaining afroamerican settlements): Brotas (Itatiba-SP) and Praia Grande (Iporanga SP). The research focus was the reflection about the centrality of the body experience in the person formation. In such a way, I associate aspects of the field observation and elements of the bibliographic studies from different areas, such as the cultural anthropology, the performance anthropology, the body theories, the education, the aesthetic. The text reviews consolidated concepts, in order to illuminate them through the body experience observed in field work. In this sense, I introduce the reflection about each community observed, and from that the concept of transformation or change which rules the first part of the final reflection emerges. One of the contributions of the dissertation, in its last reflection, is my first formulation to the concepts of body education, body culture and body memory.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2194262.pdf (2.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.