• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-10032021-152647
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Fabbro Cunha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Aguilar, Gina Maria Monge
Wegner, Ana Cristine
Título em português
O canto do ator: dois estudos sobre a poética de Novarina
Palavras-chave em português
Ator
Corpo e voz
Dramaturgia contemporânea
Novarina
Prática com o texto
Resumo em português
Esta pesquisa de âmbito prático e teórico visa investigar a pedagogia do ator e suas possibilidades poéticas de trabalho com o dizer de um texto em confronto com a dramaturgia de Valère Novarina. Para tanto, a dissertação vale-se de preceitos deste dramaturgo, direcionados ao ator, a partir de seu texto Carta aos Atores. Na parte prática da pesquisa, são utilizados trechos de duas de suas peças: O Ateliê Voador e L'Espace Furieux. Constrói-se um diálogo com a tese de doutorado de Antonio Januzelli, que trata da prática do ator e alicerça também a pesquisa prática. Há, ainda, um trabalho de tradução de uma cena da peça L'Espace Furieux, em jogo com a prática do ator, a fim de explorar possibilidades tradutológicas diretamente sobre a cena com os atores ou o ator. Desta forma, a pesquisa foca o jogo do ator com o texto e, em última instância, as fronteiras entre o cantar e o falar.
Título em inglês
The Actor's Sing/Corner: two studies on the poetics of Novarina
Palavras-chave em inglês
Body and voice
Contemporary dramaturgy
Novarina
Practice with the text
Resumo em inglês
This research of practical and theoretical scope aims to investigate the pedagogy of the actor and his poetic possibilities of work with the speaking of a text in confrontation with the dramaturgy of Valère Novarina. To this end, the dissertation uses the precepts of this playwright, directed to the actor, from his text Letter to the Actors. In the practical part of the research, excerpts from two of his plays are used: The Flying Workshop and L'Espace Furieux. This dissertation builds a dialogue with Antonio Januzelli's PhD thesis, which deals with the practice of the actor and underpins practical research. There is also a work of translation of a scene from the play L'Espace Furieux, in a game with the actor's practice, in order to explore translation possibilities directly on the scene with the actors or the actor. Thus the research focuses on the actor's game with the text and, ultimately, the boundaries between singing and speaking.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.